Através de uma formatura, com a participação dos policiais militares das dezesseis frações, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) celebrou seu 18º aniversário, nesta sexta-feira (12/05), na sua sede em Passo Fundo.
O 3º batalhão Ambiental da Brigada Militar foi criado através do decreto estadual nº 43.788, de 12 de maio de 2005, sendo uma das unidades operacionais especializadas subordinada ao Comando Ambiental da Brigada Militar. Composto por 03(três) companhias de polícia ambiental, a 1ª (primeira) Companhia com sua sede em Passo Fundo, a 2º (segunda) Companhia na cidade de Caxias do Sul e a 3º (terceira) Companhia na cidade de Santa Rosa, que desenvolvem, através de suas frações, as atividades de policiamento motorizado e embarcado, em 239 municípios, das regiões norte, serra e noroeste do Estado.
O 3º BABM possui como missão a Preservação da Ordem Pública e a Proteção do Meio Ambiente, através da prevenção, fiscalização e repressão aos crimes ambientais. Ao longo dos anos, acompanhando as mudanças na nossa sociedade, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar vem evoluindo e modernizando sua atuação, com uso de drones, GPSs, sonômetros, embarcações, motos aquáticas, viaturas semiblindadas. Equipamentos, estes, que trazem maior precisão nas ações de polícia ambiental e, com isso, a redução dos delitos ambientais e comuns.
O Tenente-coronel Marcelo Scapin Rovani, comandante do 3º BABM, recepcionou os ex-comandantes do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar e as autoridades que estiveram presentes, Prefeito de Tapejara, Sr. Evanir Wolf; Presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Dr. Alberi Nascimento Grando; Promotor de Justiça Paulo Cirne; Comandante do Comando Ambiental, Tenente-coronel Rodrigo Gonçalves dos Santos; Comandante do CRPO Planalto Tenente-coronel Cilon Freitas da Silva; Secretário de Meio Ambiente de Passo Fundo, Sr. Rafael Colussi; Secretário Municipal de Segurança Pública de Passo Fundo, Coronel RR João Darci Gonçalves da Rosa; Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Tapejara, Sr. Eduardo Picolotto; Coordenadora da 7ª CRE, Srª. Carine Imperator Weber; Vereadores de Passo Fundo; inspetores da Polícia Federal; servidores da Polícia Rodoviária Federal; agentes da SUSEPE; comandantes das Unidades da Brigada Militar de Passo Fundo, Marau, Erechim, Porto Alegre e Santa Maria; professores da UPF; Diretores das Associações de Classe da Brigada Militar (ASOFBM, ASSTBM e ABAMF); Empresários; Conselheiros Municipais do Meio Ambiente; e Imprensa.
Durante a solenidade, o 3º BABM recebeu do Ministério Público do Rio Grande do Sul, através de Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, uma lancha – modelo boto LX5500, câmeras GoPro, Notebooks, Tablets, SmartTVs e sonômetros, materiais que irão qualificar o trabalho desenvolvido pelos policiais militares. Também, houve homenagem e entrega de mimo ao 1º sargento Idineu Dendena, que atuou por 28 anos no Comando Ambiental da Brigada Militar e, em abril, alcançou a reserva remunerada.
A Banda de Música, do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo, entoou, com galhardia e sintonia, o os hinos oficiais e músicas que acolheram os convidados.
Comando Ambiental: o Braço Verde da Brigada Militar????
Comunicação Social 3º BABM