Nesta quarta-feira (01/11), início de mais um período do defeso da Piracema, equipes do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), realizaram a Operação Piracema 2023/2024, em rios e barragens do interior do Estado.
Em Nova Roma do Sul, no Rio das Antas, houve patrulhamento aquático . Um homem foi flagrado realizando pesca predatória, com ele foram apreendidas redes, “boias-loucas” e espinhel. Peixes que estavam presos às redes, foram devolvidos ao ambiente aquático.
Utilizando barco a motor, a equipe do 3º BABM, realizou patrulhamento aquático preventivo na barragem do Rio Passo Fundo, altura do município de Campinas do Sul.
Na Barragem de Ernestina, em Nicolau Vergueiro, utilizando motos aquáticas, embarcação, drones e binóculos, os policiais militares fiscalizaram as águas, inspecionando pontos utilizados para a pesca e acampamentos. Também na Barragem, entre os municípios de Tio Hugo, Ernestina e Ibirapuitã, houve fiscalização no ambiente aquático e três homens foram detidos por pesca ilegal. Duzentos e dez (210) metros de redes de pesca foram apreendidos.
Já em Cruzaltense, no lago da Usina Hidrelétrica do Rio Passo Fundo, foram retirados 530 metros de redes, inseridos, ilegalmente, nas águas.
Em Lagoa Vermelha, às margens do Rio Santa Rita, os policiais militares vistoriaram pontos de acampamentos.
No município de Vila Flores, o patrulhamento ocorreu no Rio da Prata e Rio Turvo, tendo como foco o combate à pesca predatória.
Em Derrubadas, a equipe do 3º BABM e os Guardas da Unidade de Conservação do Parque Estadual do Turvo,, realizaram ação de fiscalização no Rio Uruguai . Foram apreendidos 1.500 metros de redes de pesca, inseridos, ilegalmente, no rio. Presos às redes estavam peixes nativos da região, da espécie popularmente conhecida por Grumatã, que foram devolvidos ao seu habitat. Ainda, durante a operação os policiais militares flagraram um barco deixado a deriva e em seu interior, foram encontrados materiais usados na pesca ilegal e diversos peixes mortos, inclusive Bracanjuva (espécie em risco de extinção). O material foi apreendido, porém os responsáveis não foram localizados.
Em Iraí, houve patrulhamento às margens do Rio Uruguai, pois como o rio está acima de seu nível normal, não recomenda-se a navegação.
No Rio Ijuí, entre Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro, houve patrulhamento aquático, abordagens a embarcações e inspeção de pontos utilizados para acampamentos .
No Rio dos Sinos, nos municípios de Taquara e Rolante, também ocorreu a Operação Piracema 2023/2024 . Os policiais militares navegaram pelas águas com foco no combate à pesca ilegal.
Para garantir o cumprimento da legislação, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar estará aumentando o policiamento ostensivo e a fiscalização nos rios, lagos, barragens, tendo como objetivo fiscalizar e coibir a prática da pesca ilegal e garantir a proteção da ictiofauna, para garantir que ocorra a piracema – período de reprodução dos peixes.
Comando Ambiental : o Braço Verde da Brigada Militar
[foto=115109]
[foto=115110]
[foto=115111]
Edição : Comunicação Social 3º BABM