Na segunda feira (15), os policiais militares, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), flagraram destruição de vegetação nativa, em uma propriedade rural, no interior do município de Liberato Salzano.
Após receber o alerta, emitido pela plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM, utilizando o drone, flagrou o manejo florestal em uma área 9.500 metros quadrados. Parte desta intervenção atingiu uma área de preservação permanente – APP. Foram destruídas árvores nativas, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, conhecidas como Canela, Angico, Açoita-cavalo, Aroeira e Cedro.
Em contato com o proprietário e com o órgão licenciador municipal, verificou-se que não havia autorização para a atividade na área. Logo, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial.
Além de facilitar na detecção de riscos aos policiais militares, o drone possibilita a investigação de desmatamentos, localiza acessos e traz agilidade na averiguação de alertas. O drone auxilia, também, no monitoramento e fiscalização de áreas remotas que, de outra maneira, seriam inacessíveis. As imagens geradas pelo drone viabilizam a obtenção de provas substanciais para a lavratura do Auto de Constatação do Dano Ambiental e, desta forma, contribui para a responsabilização do infrator nos processos administrativo, civil e penal.
Fonte: 3º BABM