O Banco Central está preparando o lançamento do Pix por aproximação, que deve funcionar de forma similar aos cartões de débito e crédito, adicionando o recurso às carteiras digitais dos aparelhos telefônicos, como a do Google e da Apple.
Em reunião com investidores em Londres e Washington, nesta e na última semana, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, apresentou detalhes da nova modalidade.
Os usuários poderão escolher a instituição, adicionar a conta à carteira digital e salvá-la para fazer pagamentos utilizando a tecnologia contactless (sem contato).
O novo modelo de Pix deve oferecer mais comodidade na hora de fazer compras online, já que, atualmente, é necessário sair da loja virtual, abrir o aplicativo do banco e colar a chave Pix para fazer a transferência. Essas etapas seriam cortadas com o Pix por aproximação.
Segundo o BC, a nova tecnologia entrará na fase de testes em 14 de novembro. A previsão é que a funcionalidade seja lançada para a população em 28 de fevereiro do ano que vem.
Terra