A empresa brasileira líder em biodiesel, Be8, e a líder norte-americana no desenvolvimento de soluções biotecnológicas inovadoras, Cemvita, assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) na terça-feira, 21 de janeiro, na Casa Brasil, espaço de discussões do Brasil no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. O MOU tem como objetivo desenvolver a conversão de glicerina (um subproduto da produção de biodiesel) em matéria-prima de baixo carbono para a produção de Combustível de Sustentável de Aviação (SAF).
“Estamos estabelecendo uma parceria importante com o objetivo de desenvolver uma nova cadeia de valor de baixo carbono, utilizando matéria-prima residual para a produção de SAF e convertendo a glicerina bruta das operações da Be8 em bio-óleo sustentável com a nossa tecnologia”, explicou Moji Karimi, CEO da Cemvita, líder no desenvolvimento de soluções biotecnológicas inovadoras que promovem a energia sustentável.
“Há uma demanda crescente por SAF produzido a partir de matérias-primas residuais e circulares, e estamos muito empolgados em ajudar a indústria da aviação a atingir suas metas de longo prazo para reduzir as emissões com essa solução inovadora”, celebrou Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8, maior exportadora de glicerina do país. Ele destacou que, com a parceria, mais uma vez, a Be8 demonstra seu DNA de inovação, seja desenvolvendo internamente ou buscando parcerias como esta com a Cemvita.
“É um prazer estabelecer essa colaboração estratégica com a Cemvita, que traz sua expertise em biotecnologia industrial e biologia sintética dentro de um modelo de Bioeconomia Circular que nos permitirá produzir um SAF de muito baixo carbono”, disse Battistella. Ele destacou o trabalho desenvolvido pela nova equipe de negócios liderada por Tulio Abi-Saber, Vice-Presidente de Finanças da Be8.
Um grupo de trabalho formado por profissionais das duas empresas agora conduzirá um estudo detalhado de viabilidade técnica e econômica sobre o processo proposto de produção de bio-óleo, incluindo os detalhes de um modelo de negócios colaborativo, e as estimativas de investimento para uma planta de conversão de glicerina em matéria-prima para SAF no Brasil.
Os estudos também incluirão o uso do bio-óleo sustentável, obtido a partir da nova parceria, como matéria-prima no Projeto Omega Green. A iniciativa é uma biorefinaria de classe mundial que produzirá SAF, diesel verde (HVO) e naphtha verde, localizada no Paraguai.
Visão para a bioeconomia futura do Brasil
A Be8 acredita que o desafio da transição energética será enfrentado por meio de uma combinação de diferentes soluções. A empresa anunciou recentemente a construção de uma planta de etanol em grande escala no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A atual parceria com a Cemvita para fortalecer a cadeia de valor do SAF reforça o objetivo de longo prazo da Be8 de se tornar um provedor de soluções sustentáveis em biocombustíveis.
A abordagem da Cemvita é baseada na colaboração, com planos de se associar a indústrias locais e instituições de pesquisa para acelerar a adoção dos princípios da bioeconomia circular. Ao introduzir tecnologias que convertem emissões de carbono em matérias-primas sustentáveis para SAF e outros produtos sustentáveis, a Cemvita visualiza um futuro no qual o Brasil se tornará não apenas um líder, mas também um hub global para inovação em combustíveis sustentáveis.
“Por décadas, o Brasil tem sido um pioneiro na bioeconomia, e agora chegou a hora de criar o futuro da bioeconomia circular”, disse Moji Karimi, CEO da Cemvita. “Nossa visão é combinar a inovação pela qual a Cemvita é conhecida com a expertise e os recursos do Brasil para criar um ecossistema onde o desperdício se torna oportunidade e a sustentabilidade impulsiona o crescimento. Ao nos associarmos com stakeholders brasileiros, a Cemvita pretende desenvolver o legado da bioeconomia do Brasil, ao mesmo tempo em que coloca as bases para um futuro circular e sustentável”.
Glicerina
A glicerina é um subproduto da produção de biodiesel. Durante o processo de transesterificação, que converte óleos vegetais ou gorduras animais em biodiesel, a glicerina é gerada como coproduto. Ela possui diversas aplicações em várias indústrias, incluindo cosméticos, farmacêutica e alimentos. Neste caso, a inovação contribuirá para o uso da glicerina como matéria-prima para a produção de biocombustível que apoiará a descarbonização do setor de aviação.
Sobre a Cemvita
A Cemvita utiliza o poder da biologia sintética para transformar emissões de carbono em valiosos produtos químicos de base biológica. Ao reimaginar o desperdício como um recurso, a Cemvita produz óleos sustentáveis e outros produtos químicos essenciais para indústrias que vão desde a aviação até cuidados pessoais. Com a missão de impulsionar a transição para uma bioeconomia circular, a Cemvita faz parcerias com corporações globais para fornecer soluções inovadoras que enfrentam desafios climáticos e pavimentam o caminho para um futuro sustentável.
Website: www.cemvita.com
Contato de Imprensa: info@cemvita.com
Sobre a Be8
A Be8 é uma empresa global de energia renovável que implementa novas matrizes energéticas por meio de um ecossistema de inovação circular. Focada em uma produção que assegura um futuro com recursos naturais, a empresa oferece soluções sustentáveis para pessoas, empresas e o planeta. A Be8 faz parte do Grupo ECB e foi fundada em 2005. A sede da empresa fica em Passo Fundo (RS), com escritórios administrativos em São Paulo (SP), Genebra (Suíça) e Dubai (EUA), responsáveis pela comercialização da produção da empresa em Passo Fundo (RS), Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI), Santo Antônio do Tauá (PA), La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça).