Grupo Planalto de comunicação

Bella Città e Secretaria da Saúde realizam campanha de prevenção e alerta contra o HIV em Passo Fundo Além de disponibilizar preservativos gratuitos nos banheiros do segundo andar, a ação também oferece informativos sobre o que fazer diante de uma possível exposição ao vírus HIV.

Foto: Divulgação

Em Passo Fundo, o número de diagnósticos de pacientes com AIDS tem sido maior do que os casos de HIV desde 2022. Isso se deve ao diagnóstico tardio do vírus da imunodeficiência humana, que pode comprometer o sistema imunológico e evoluir para a doença se não for tratado a tempo.

Conforme os dados do Serviço de Atendimento Especializado em IST/HIV/Aids (SAE), além de Passo Fundo estar entre as 100 cidades do país com maior incidência de AIDS, o índice de mortalidade no município está acima da média do Rio Grande do Sul e do Brasil.

No entanto, o uso do preservativo ainda é o método mais eficaz para a prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Por isso, o Bella Città Shopping, localizado no coração de Passo Fundo e com uma média mensal de 600 mil visitantes, passou a disponibilizar camisinhas gratuitas nos banheiros do segundo andar.

A ação foi viabilizada por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde, com o objetivo de prevenir e alertar a população sobre o aumento de casos de HIV. A partir desta quarta-feira (15/05), todos que transitarem pelo shopping também irão se deparar com informativos sobre a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP).

Durante uma palestra para os colaboradores do shopping, a enfermeira do SAE, Seila Oliveira de Abreu, destacou que todos estamos sujeitos a ter relações desprotegidas em algum momento da vida. Por isso, é fundamental se munir de informações e realizar testes periódicos de HIV.

Facebook
Twitter
WhatsApp