Veranistas de todo o estado que estiveram na Praia Grande, em Torres, no último sábado (31), foram o público prioritário da primeira edição de 2026 da Blitz “Fim da Linha para a Violência contra a Mulher”. A ação foi promovida pelo Comitê Gaúcho Eles Por Elas, da ONU Mulheres, e contou com o apoio de entidades como a dupla GreNal, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, da Assembleia Legislativa, o que reforça o compromisso coletivo com o enfrentamento à violência de gênero.
O dia ensolarado contribuiu para o sucesso da mobilização, que reuniu dezenas de representantes das entidades integrantes do Comitê em uma grande caminhada de conscientização. Durante a atividade, materiais informativos foram distribuídos à população, com alertas sobre a gravidade da violência contra mulheres e meninas e com destaque para a importância do engajamento social no seu enfrentamento.
O articulador nacional do movimento He For She, da ONU Mulheres, Edegar Pretto, participou da ação. Ele atua de forma contínua no combate a todas as formas de violência, com atenção especial ao feminicídio, cujos índices no Rio Grande do Sul seguem alarmantes. No estado, Pretto tem se dedicado a articular ações e políticas públicas que vão além da punição aos agressores e priorizam a proteção das vítimas, por meio do diálogo com o Governo Federal e com os órgãos de segurança pública, com foco na retirada de mulheres de situações de risco e no afastamento dos agressores do convívio social.
“A violência contra as mulheres se combate todos os dias. Há nove anos o litoral gaúcho nos acolhe para dialogar, especialmente, com os homens. Cobramos orçamento do Estado, decisão política e mobilizamos a sociedade pela igualdade e pelo enfrentamento de todo tipo de violência contra meninas e mulheres”, destacou Pretto.
A blitz “Fim da Linha” também contou com a presença de lideranças políticas comprometidas com a pauta, como o deputado estadual Adão Pretto Filho, na condição de representante da Frente Parlamentar; as deputadas estaduais Laura Sito e Sofia Cavedon; e a deputada federal Maria do Rosário, o que evidencia a relevância do apoio intersetorial para a erradicação da violência contra a mulher.
A iniciativa realizada em Torres marca mais uma campanha robusta e integrada do Comitê Gaúcho Eles Por Elas, voltada à conscientização, à mudança de comportamento e ao fortalecimento de uma cultura de respeito, e reafirma o compromisso coletivo na construção de uma sociedade mais segura, justa e igualitária.











