Grupo Planalto de comunicação

Bolsonaro confirma Zucco como pré-candidato ao Piratini em 2026 pelo PL Deputado Ubiratan Sanderson será o nome do partido para o Senado; anúncio foi feito em vídeo gravado em Brasília

Foto: Deputado Federal Luciano Zucco (PL)

O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quarta-feira (11), em vídeo gravado em Brasília, o nome do deputado federal Luciano Zucco (PL) como pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026. No mesmo anúncio, também foi oficializada a pré-candidatura do deputado Ubiratan Sanderson ao Senado. A decisão foi tomada em reunião com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e o líder estadual da sigla, deputado Giovani Cherini.

Zucco, que é líder da oposição na Câmara dos Deputados, agradeceu a confiança e afirmou que buscará construir um projeto com base no diálogo com outras legendas. “Acredito que devemos agora construir um projeto de futuro para o RS, dialogando com todas as forças do Estado”, declarou. O deputado pretende formar um arco de alianças nos próximos meses com a articulação do PL no estado.

No vídeo divulgado, Bolsonaro afirma: “Olá, amigos do Rio Grande do Sul. Grandes articulações pela frente. O Zucco aqui, lá no Piratini. E o Sanderson no nosso conhecido Senado. Vamos lá, pessoal, vamos em frente. Rio Grande do Sul sai na frente dessas questões para mudar o destino do Brasil a partir de 2027.”

Com isso, o cenário eleitoral começa a ganhar forma no Estado. Até o momento, duas pré-candidaturas ao Palácio Piratini estão colocadas com mais clareza: além de Zucco, o vice-governador Gabriel Souza (MDB) também confirmou que está na disputa. Do lado da esquerda, ainda há indefinição entre os nomes dos deputados Paulo Pimenta e Edegar Pretto.

A movimentação no PL também afeta as candidaturas proporcionais. A vereadora Fernanda Barth, que inicialmente pretendia concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, anunciou que agora é pré-candidata a deputada federal, buscando ocupar o espaço deixado por Sanderson, de quem é aliada. Já o deputado federal Osmar Terra, recém-filiado ao PL, confirma que buscará a reeleição para o nono mandato, após ter sido cogitado como possível nome para o Senado.

No campo legislativo, o deputado Heitor Schuch (PSB) destacou avanços relacionados ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). Ele comemorou mudanças já implementadas, como o ajuste no percentual de cobertura conforme o zoneamento agrícola e melhorias no Cadastro Ambiental Rural (CAR). No entanto, Schuch alertou para pendências importantes, como a necessidade de rever o teto de cobertura do seguro agrícola. O parlamentar anunciou que levará as demandas ao Banco Central com apoio da Fetag-RS e dos sindicatos rurais.

Reportagem: Redação
Grupo Planalto de Comunicação

Facebook
Twitter
WhatsApp