Desde o dia 23 de agosto, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul tem enviado equipes especializadas, equipadas com todo o aparato necessário, para auxiliar no combate aos incêndios florestais no Mato Grosso do Sul.
Entre os enviados, dois são de Passo Fundo: o 1° Sargento Bairros e o Soldado Machado. Além deles, outros dois militares da região norte auxiliaram a operação, o 1° Sargento Leandro, de Getúlio Vargas, e o 1° Sargento Diego, de Carazinho.
Por meio de técnicas especializadas, os bombeiros militares gaúchos realizam ações preventivas e ações de combate direto ao fogo, além de coordenar esforços no salvamento dos animais e a preservação da biodiversidade.
Em entrevista à Rádio Planalto, o sargento Bairros explicou que ele e seus colegas já participaram de diversas operações de risco, como no Acre, Pantanal, no Canadá e, recentemente, no Mato Grosso do Sul.
Ele retornou a Passo Fundo há poucos dias da operação, mas com o aumento dos focos de incêndio, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul solicitou apoio novamente.
Bairros, junto com outros dois bombeiros gaúchos, embarcará nesta semana para continuar o combate às chamas que têm assolado o Brasil nas últimas semanas.
O Corpo de Bombeiros Militar do RS afirma que seguirá atuante para minimizar os impactos dos incêndios e proteger um dos maiores patrimônios naturais do Brasil.