As bucaneiras, em amarelo ouro – representam a Brigada Militar do Estado do Estado do Rio Grande do Sul. No centro, três araucárias angustifolias (Pinheiro brasileiro), árvore símbolo do Rio Grande do Sul, fazem alusão à flora, trazem a presença e a potência do 3° Batalhão Ambiental, a pinha, presa na araucária, simboliza a vida, o renascimento e o alimento, pois, o pinhão – semente típica do Sul – possui grande valor energético, alimenta os animais e o seres humanos, no intenso inverno gaúcho. A Serra ou morro faz alusão à atuação do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar, na Serra Gaúcha, local visitado pelo mundo todo, mostrando a diversidade da atuação do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar. Uma onça-parda (Puma concolor), também chamada no sul de Leão-baio, segundo maior felino da América do Sul e que habita a região Sul do Brasil, faz alusão a fauna do Rio Grande do Sul. Com sua força e velocidade, traz força, coragem, vigor físico, significa a grandeza e nobreza, características, estas, imprescindíveis aos integrantes da Unidade.
O quero-quero (Vanellus chilensis), ave símbolo do Rio Grande do Sul e com característica de ser muito vigilante, simboliza o papel que o 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar tem na preservação do meio ambiente, sempre vigilante e guardião da vida. Três peixes da espécie Traíra (Hoplias malabaricus) subindo o rio, simbolizam a fauna aquática e o ciclo da reprodução – Piracema, período que o 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar atua intensamente nos rios, lagos e barragens dos municípios, para garantir a perpetuação da fauna aquática.
O campo verde, trazendo a riqueza do solo gaúcho, principal fonte de alimento. Os prédios ao fundo, simbolizam a inserção do homem no meio ambiente, lembrando, também , a atuação do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar, como unidade de Polícia Ostensiva, atuando na preservação da Ordem e na proteção de todas as vidas. E mostrando que é necessária a evolução, modernização e o respeito ao meio ambiente. Já o céu azul simboliza a proteção Divina infinita, que protege a todos e também o 3° BABM.
Os galhos de erva-mate (Ilex paraguariensis), além de ornamentar as laterais do Brasão, faz alusão à bebida típica do povo Gaúcho, trazida pelos povos indígenas, simbolizando energia, integração e amizade, características da tropa do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar. Acima do brasão, o esplendor em dourado, representa o sol, a grandeza, força e a excelência da atuação da Brigada Militar no Rio Grande do Sul.