Após vencer o primeiro jogo por 3 a 0, no Estádio Bento Freitas, o Brasil empatou em 0 a 0 com o Aimoré, em São Leopoldo, e ficou com o título do segundo turno da Série A2 da Campeonato Gaúcho. O goleiro Luiz Muller chegou a defender um pênalti do Aimoré, que teve um jogador expulso logo no começo do segundo tempo. Com a vitória e o título, o Brasil, que já havia garantido vaga para o Gauchão 2014, atinge dois objetivos: receber a cota integral da participação na primeira divisão do futebol gaúcho e a oportunidade de disputar o título da Série A2 contra o São Paulo de Rio Grande.
Com o gramado encharcado, as duas equipes pouco produziram nos 45 minutos iniciais. A primeira oportunidade de gol no jogo foi do Aimoré. Aos 24 minutos, Alex cobra na barreira xavante e desperdiça a chance de abrir o placar. Aos 33 minutos da etapa inicial, o técnico Rogério Zimmermann colocou Ricardo Bierhals no lugar do meio-campo Canhoto. O zagueiro do Índio Capilé, Jésum, após ser atrapalhado pela dupla de zaga xavante, chutou, já dentro da área, a bola pelo lado do gol defendido por Luiz Muller. Aos 40, após cobrança de falta de Éder Machado, Cirilo, desmarcado, desvia de cabeça e a bola passa pelo lado direito do gol do Aimoré. Aos 43, foi a vez de Cleiton assustar o goleiro Rafael. O camisa 7 xavante, na pequena área, cabeceou a bola sobre a meta da equipe de São Leopoldo.
A segunda etapa começou movimentada. Logo aos 30 segundos de jogo, Alex Amado, quando ia entrando livre na grande área, foi derrubado por Alex Heber. Cartão vermelho para o camisa 2 do Aimoré. Aos 4 minutos, foi a vez de Éder Machado, após falta em Luanderson, receber o cartão amarelo. Aos 6, o árbitro Leandro Vuaden marcou pênalti de Washington em Jean Paulo. Na cobrança, Alex parou em Luiz Muller. Depois do pênalti, o jogo voltou a ficar morno. A única jogada de perigo foi com o artilheiro da competição, Japa. Após aproveitar a falha de Ricardo Bierhals, o camisa 11 do Aimoré bateu para fora. Aos 32, Wender cobrou falta forte e Rafael fez grande defesa.
Aos 45 minutos, quando o jogo se encaminhava para o fim, a cerca que separava a torcida do Brasil cedeu, provocando a invasão de alguns torcedores xavantes na lateral do campo. A partida prosseguiu até os 49 minutos, quando o árbitro Leandro Vuanden apitou pela última vez no Estádio Cristo Rei. Invasão xavante para comemorar o título do segundo turno da Série A2.
Retorno
Segundo informações do presidente do clube, os atletas não voltam para Pelotas na noite desde domingo. O grupo deve passar a noite em um hotel, para evitar o desgaste da viagem, já pensando na decisão da próxima quarta.
Próximos jogos
A primeira partida da decisão será na quarta-feira (17), às 8h30min, no Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. A partida final acontece no sábado (19), também às 20h30min, no Bento Freitas. A disputa pela outra vaga começa na quinta (18), entre Riograndense e Aimoré, às 15h30min em Santa Maria. O último jogo será no domingo, às 18h, em São Leopoldo.
Crédito: Diário Popular (Pelotas).