Por volta das 9h30 da manhã de terça-feira, 26, policiais da Brigada Militar faziam patrulhamento de rotina pela cidade, quando a viatura foi chamada até o bairro Zachia. As denúncias davam conta de que no local haviam dois adolescentes que estavam armados com facas.
Depois de chegarem ao bairro, em conversa com a diretora da escola Guaraci Barroso Marinho, ela comentou com os policiais que soubera que um grupo de alunos daquela escola estaria se deslocando até a escola Arno Otto Kehl, com a intenção de resolver desavenças com outros menores. Os policiais foram até a escola Arno Otto Kehl e, naquelas imediações avistaram um grupo de menores que estavam em atitude suspeita.
Ao abordarem um dos menores, de 13 anos, com ele os policiais encontraram uma mochila que continha uma tesoura, uma faca em aço com 27 centímetros de lâmina, uma faca em aço com 17 centímetros de lâmina, uma faca em aço com 11 centímetros de lâmina, um amortecedor de tampa traseira de automóvel adaptado para um bastão e um facão com 40 centímetros de lâmina.
Por comentários os policiais ficaram sabendo que os menores infratores, três de 14 anos, um de 13 e um de 16, estariam no local com o intuito de vingarem-se de uma gangue rival, já que dois dias antes, um deles havia sido agredido por um dos integrantes de tal gangue. Todos os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente, no Centro de Passo Fundo para o registro da ocorrência. As facas foram apreendidas e os adolescentes liberados.