Na quarta-feira (7), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (3º BPAmb), realizou a Operação Piracema 2025/2026 na área da Usina Hidrelétrica do Rio Passo Fundo, no norte do estado.
A ação teve como foco o patrulhamento aquático e o combate à pesca ilegal durante o período do Defeso da Piracema, que ocorre entre 1º de outubro de 2025 e 31 de janeiro de 2026. Durante a operação, os policiais militares navegaram pelo lago da usina, que integra a bacia hidrográfica do Rio Uruguai, realizando abordagens a embarcações e pescadores que estavam às margens.
Além da fiscalização, as equipes orientaram os pescadores sobre as restrições legais vigentes neste período, reforçando a importância da preservação das espécies para o equilíbrio ambiental e a reprodução dos peixes.
Durante o patrulhamento, foram retirados da água 1.070 metros de redes de pesca instaladas de forma irregular. Peixes que ainda estavam vivos e presos aos petrechos foram devolvidos ao habitat natural. Os responsáveis pelas redes não foram localizados. Todo o material apreendido foi recolhido e será destruído.
A Brigada Militar destaca que ações como essa são fundamentais para coibir crimes ambientais e garantir a preservação dos recursos naturais da região.
Reportagem: Jeferson Vargas
Grupo Planalto de Comunicação
Imagens: 3º BPAmb | Nonoai












