Na noite de segunda-feira (23/06), um bebê de apenas 10 dias de vida foi salvo por um policial militar do 3º Regimento de Polícia Montada (3º RPMon), em Passo Fundo. A ocorrência foi registrada em frente ao quartel da unidade, durante uma noite de frio intenso, com sensação térmica de -5°C.
Por volta das 23h40, um veículo chegou em alta velocidade à guarita da unidade, na Avenida Presidente Vargas, bairro São Cristóvão. O pai da criança desceu do carro em desespero, pedindo socorro, relatando que o recém-nascido estava sem respirar e sem movimentos.
O sargento de serviço na guarita, percebeu a gravidade da situação e iniciou imediatamente as manobras de desobstrução das vias aéreas. O bebê apresentava rigidez e sinais de hipotermia. Com técnica e precisão, o militar aplicou os procedimentos de Heimlich adaptados para recém-nascidos.
Instantes depois, o bebê apresentou sinais de recuperação, expeliu líquidos e voltou a respirar, emocionando os pais e todos os presentes.
Com a situação estabilizada, o sargento encaminhou a criança e os responsáveis ao Hospital de Clínicas para atendimento médico. A criança permaneceu em observação e encontra-se fora de perigo.
A rápida ação do policial militar foi decisiva para preservar a vida da criança e é exemplo do preparo e dedicação da Brigada Militar à comunidade.
REPORTAGEM: REDAÇÃO
GRUPO PLANALTO DE COMUNICAÇÃO
Fonte: comunicação social 3ºRPMon