Após vídeos e imagens compartilhadas em redes sociais, a equipe de inteligência do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar e agentes da Polícia Civil, iniciaram as investigações para identificar os indivíduos envolvidos na morte de uma Onça-parda, no interior de Passo Fundo.
Nesta sexta-feira (24/02), após autorização da Justiça, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão, em dois locais: uma casa no bairro Petrópolis, em Passo Fundo; e uma propriedade rural, no distrito de Pulador.
As investigações chegaram nos endereços, após um adolescente postar fotos e compartilhar nas redes sociais “ostentando” o abate de uma onça-parda (Puma Concolor). Nas imagens também era possível ver armas de fogo. As equipes fizeram buscas nos locais, a fim de localizar armas, munições, materiais utilizados na caça ilegal e outros objetos de procedência ilícita.
Durante a ação, foram apreendidas armadilhas artesanais (juquiá), usadas para a caça de animais silvestres, redes de pesca e pássaros silvestres. Não houve detidos.
O leão-baio, como também é chamada a onça-parda, é o segundo maior felino do continente americano e já foi visto várias vezes na região norte do Estado.
O 3° Batalhão Ambiental orienta os moradores sobre a importância da preservação da espécie e, apesar de ter sido avistado em região próxima da cidade mencionada, o animal está em seu habitat natural, já que nesta região há uma vasta área de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica. O animal, tende a afastar-se naturalmente de locais movimentados e não tem o costume de atacar pessoas, portanto o animal não deve ser importunado .
As equipes do 3° BABM seguirão realizando atividades de fiscalização ambiental e investigação na região, com o objetivo de coibir a prática de crimes ambientais, como o de caça ilegal – que tem pena de 6 meses a um ano de detenção e mais multa.
Ao avistar o animal, a população deve ligar ou enviar Whatsapp para o 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar:
(54) 3335 8350