Na segunda-feira (28), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), constatou a destruição de vegetação nativa nos municípios de Marau, Putinga e Espumoso.
Em Marau, após receber denúncia, a equipe do 3º BABM flagrou a supressão de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica, atingindo uma área de 15 mil metros quadrados. Em contato com o proprietário, foi confirmado que não havia licença ambiental para o manejo da área.
No interior de Putinga, com o uso de drone, os policiais constataram a destruição de 2.700 metros quadrados de vegetação nativa. Entre as espécies atingidas, estavam árvores como Canela, Angico e Camboatá. Também neste caso, não havia autorização ambiental.
Em Espumoso, a equipe do 3º BABM constatou a supressão de 4.500 metros quadrados de vegetação nativa. O responsável pela propriedade informou que não possuía licença para a intervenção.
Diante dos crimes ambientais, foram lavrados os respectivos boletins de ocorrência. A Brigada Militar reforça que o desmatamento e o uso irregular do solo impactam gravemente o meio ambiente, prejudicando a biodiversidade e contribuindo para as mudanças climáticas.