Na tarde desta sexta-feira (19), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), realizou a Operação Força Total com foco na fiscalização e no combate à prática de rinha de galos no município de Espumoso.
A ação foi desencadeada após o recebimento de denúncias sobre a prática criminosa. Em uma residência, os policiais militares, acompanhados de um médico veterinário, localizaram 17 galos mantidos em confinamento, sem acesso à luz solar e em espaços reduzidos, em condições incompatíveis com o bem-estar animal.
No local, também foi encontrado um tambor conhecido como rinhador, utilizado para a realização de rinhas. O morador acompanhou a fiscalização e informou ser criador de galos.
Diante da situação, o responsável foi detido por crime de maus-tratos, conforme o artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98, sendo confeccionado um Termo Circunstanciado. Os animais foram apreendidos conforme Termo de Apreensão, e o tambor utilizado na prática criminosa foi destruído conforme Termo de Destruição.
A Brigada Militar reforça que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima, contribuindo para a proteção dos animais e o cumprimento da legislação ambiental.
Reportagem: Jeferson Vargas
Grupo Planalto de Comunicação
📷 Imagens: 3º BABM | Cruz Alta













