Grupo Planalto de comunicação

Brigada Militar realiza patrulhamento aquático e combate pesca ilegal em rios e barragens Os policiais inspecionaram acampamentos, abordaram pessoas e fiscalizaram veículos e embarcações

Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou neste sábado (8) patrulhamentos aquáticos em rios e barragens do interior do Rio Grande do Sul, com foco na fiscalização e combate a crimes ambientais.

No Rio Uruguai, na altura do município de Iraí, as equipes flagraram um homem armando uma rede de pesca irregular com 50 metros de comprimento e malha de 160 milímetros. O suspeito foi identificado e autuado pelo crime de pesca ilegal, conforme o artigo 34 da Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), e os materiais foram apreendidos. Durante a operação, os policiais também recolheram 160 metros de espinhel e 390 metros de redes de pesca ilegais, que serão incinerados.

Na Barragem do Rio Passo Fundo, que abrange os municípios de Ronda Alta, Três Palmeiras, Cruzaltense e Campinas do Sul, a fiscalização foi voltada à prevenção e combate a crimes contra a fauna. Os policiais inspecionaram acampamentos, abordaram pessoas e fiscalizaram veículos e embarcações.

O Comando Ambiental da Brigada Militar alerta que redes de pesca abandonadas, conhecidas como “redes fantasmas”, são uma das principais fontes de poluição plástica nos rios, lagos e mares. Além disso, elas representam uma ameaça à fauna, capturando involuntariamente espécies protegidas, como peixes pequenos, tartarugas e aves aquáticas.

Facebook
Twitter
WhatsApp