A Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), atuou na quinta-feira (30), nos municípios de Ernestina, Nicolau Vergueiro e Ibirapuitã, que compõem a Barragem de Ernestina.
A operação embarcada teve como foco atuar no policiamento ostensivo, levando sensação de segurança aos moradores da Barragem que, devido ao feriado, usam o local como refúgio e lazer. Ainda, a ação visa o combate aos crimes de pesca predatória e caça ilegal.
Na altura do município de Ibirapuitã, os policiais militares flagraram um indivíduo exercendo atividade de pesca com petrecho irregular. Fora *apreendida uma embarcação artesanal e 220 metros de redes de pesca, que estava instalada nas águas da barragem*. Peixes das espécies Traíra, Cascudo, Viola, Jundiá e Caará que estavam presos ao petrecho, foram reinseridos ao ambiente aquático. *O homem foi identificado e responderá pelo crime de pesca ilegal*.
Ainda, a equipe do 3º BABM atuou no patrulhamento aquático, realizando inspeções nos principais pontos utilizados por embarcações, como também identificando locais utilizados como acampamentos. Por terra, realizaram barreiras de fiscalizações e patrulhamento nas estradas que ligam as comunidades.