Grupo Planalto de comunicação

Brigada Militar resgata aves silvestres mantidas em cativeiro ilegal em Erechim

Na terça-feira (3), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb BM), resgatou aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro no município de Erechim. Após receber denúncia anônima, os policiais flagraram, em uma residência do bairro Vitória I, diversas aves da fauna brasileira presas em cinco gaiolas. No local, também foi encontrada uma armadilha do tipo alçapão, utilizada para captura de pássaros diretamente da natureza.

Foram resgatadas 13 aves, incluindo Canário-da-terra, Tico-tico, Caturrita e Rolinha-roxa. Um pássaro silvestre foi encontrado morto dentro de uma gaiola. As gaiolas e a armadilha foram apreendidas.

Os animais foram encaminhados para avaliação de um profissional habilitado e poderão ser soltos no habitat natural quando estiverem aptos. O responsável pelas aves foi identificado e responderá pelo crime ambiental, conforme previsto na Lei nº 9.605/1998.

A Brigada Militar reforça que a captura e manutenção de animais silvestres sem licença é crime e prejudica a biodiversidade. A colaboração da comunidade por meio de denúncias é essencial para coibir práticas ilegais e proteger a fauna.

Reportagem: Jeferson Vargas
Grupo Planalto de Comunicação
Imagens: 3º BPAmb | Erechim

Facebook
Twitter
WhatsApp