Grupo Planalto de comunicação

Brigada Militar resgata onça-parda em área rural de Palmeira das Missões O leão-baio, foi encontrado em uma propriedade rural após ataques a um rebanho de ovelhas.

A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), realizou nesta quinta-feira (3) o salvamento de uma onça-parda (Puma concolor) no interior de Palmeira das Missões, no Norte do Estado. O animal, também conhecido como leão-baio, foi encontrado em uma propriedade rural após ataques a um rebanho de ovelhas.

Acionada pelo COPOM do Comando Ambiental, a guarnição se deslocou até o local e encontrou o felino já contido em uma armadilha improvisada. Conforme relato do responsável pela propriedade, a captura ocorreu após seguidas investidas contra os animais da fazenda. Durante avaliação inicial, constatou-se tratar-se de um exemplar adulto, de grande porte e sem ferimentos aparentes.

Com auxílio técnico de uma médica veterinária da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), e após análise das imagens e informações repassadas pela guarnição, foi autorizada a soltura da onça-parda em uma área de mata nativa preservada, com cerca de 70 hectares, dentro do mesmo município. A armadilha utilizada foi apreendida e destruída pelos policiais.

A onça-parda é o segundo maior felino do Brasil e está presente em todos os biomas do país. Apesar de ser uma espécie protegida por lei e ameaçada de extinção, ocasionalmente é vista em áreas rurais e próximas a centros urbanos, especialmente em busca de alimento.

Diante dessas ocorrências, a Brigada Militar reforça orientações à população para evitar riscos:

Cuidados e orientações em caso de avistamento:

  • Não tente capturar o animal;
  • Evite entrar em áreas de mata, especialmente à noite;
  • Mantenha residências iluminadas no período noturno;
  • Proteja animais domésticos, especialmente durante a noite;
  • Não deixe restos de alimentos ou lixo expostos;
  • Em caso de avistamento, não o acue nem tente alimentá-lo, mantenha a calma, evite aglomerações ou filmagens, e acione imediatamente as autoridades.

Contatos para emergências:

A Brigada Militar lembra que todos os animais silvestres são protegidos pelo Artigo 29 da Lei Federal nº 9.605/1998, sendo proibida a caça, captura, perseguição ou qualquer forma de maus-tratos.

Reportagem: Redação
Grupo Planalto de Comunicação

Facebook
Twitter
WhatsApp