Grupo Planalto de comunicação

Cachorrinha degolada, agora está apta para adoção

A rádio Planalto recebeu nesta semana a boa notícia de que a cachorra encontrada abandonada há cerca de duas semanas está se recuperando, junto com a informação recebemos o texto que relata uma pouco da situação de animais abandonados na cidade, segue o texto:

“ Diz certo ditado popular que os cachorros são os melhores amigos dos homens, mas imagens como essas colocam em dúvida se a recíproca é verdadeira. Seria o homem o melhor amigo dos cachorros e de todos os outros animais?

Infelizmente, casos de maus-tratos e de abandono de animais são cada vez mais frequentes.  Algumas vezes não chegam ao conhecimento da população ou quando vêm à tona, na grande maioria das vezes, ocorre uma grande omissão por parte das pessoas e do poder público, por inúmeras razões.

A própria Constituição Federal preceitua em seu artigo 225 caput, e no seu parágrafo primeiro, inciso VII, que cabe ao Poder Público e à coletividade, o dever de defender e de preservar o meio ambiente, protegendo a fauna e a flora, vedando práticas que provoquem a extinção de espécies ou que submetam os animais à crueldade.

 Apesar de os maus-tratos e do abandono de animais serem considerados crimes passíveis de punição, como está prescrito no artigo 32 da Lei 9605/98 – Lei de Crimes Ambientais, muitas pessoas ainda os cometem, bem como outras se omitem perante tal acontecimento.

Um exemplo que, infelizmente, não é o único foi o caso da cachorrinha Cristal, uma mestiça de perdigueiro, encontrada abandonada na beira de uma rodovia nas proximidades de Passo Fundo, atordoada, faminta e magra, com o pescoço degolado ocasionado por uma coleira extremamente apertada e por várias voltas de uma corda que a estrangulavam, causando muita dor e laceração de sua pele.

Não se sabe se houve uma tentativa de enforcamento, mas é inegável que sofreu maus-tratos e posterior abandono. Por sorte, seu caminho cruzou com o de uma pessoa que não se omitiu, o  resgate ocorreu momentos antes de ser trucidada por um caminhão.

A Cristal foi internada em uma clínica veterinária de Passo Fundo onde recebeu todos os cuidados necessários e agora precisa de um lar definitivo, de preferência uma chácara ou local onde tenha espaço para correr, pois ela é muito brincalhona. Ela tem aproximadamente um ano de idade, possui porte médio, é muito dócil e meiga, interage muito bem com as pessoas e com outros animais.

 Está vermifugada, com anti-pulgas, vacinada e será castrada assim que se recuperar da desnutrição.

Os interessados em adotar a Cristal podem entrar em contato com sua tutora pelo Facebook, através do perfil de Grasi BP (https://www.facebook.com/grasiela.panassolo) ou pela página Adoção de Animais de Passo Fundo (https://www.facebook.com/AdocaoAnimaisPassoFundo?fref=ts) e, ainda, pelo e-mail adocaocristal@gmail.com

São pessoas do povo, sem ligação com ONGs, que não recebem subsídios do poder público, utilizam recursos financeiros próprios e somente conseguem ajudar os animais em estado de perigo e de abandono com doações de amigos e de simpatizantes da causa animal. Se você quiser ser um colaborador e juntar-se a eles, entre em contato pela página https://www.facebook.com/AdocaoAnimaisPassoFundo?fref=ts.

As ações ruins são iguais as boas: são contagiosas. Então, que nossas ações sejam boas, independentemente para quem se destinam. A Cristal é um exemplo do que o amor e o respeito podem fazer. Dê continuidade a esta corrente do bem, adote”

 

Fotos Divulgação 

Facebook
Twitter
WhatsApp