Grupo Planalto de comunicação

Calor intenso e falta de chuva prejudicam lavouras de milho na região de Passo Fundo

Há mais de 15 dias sem chuvas, a região de Passo Fundo sofre com o calor intenso dos últimos dias.   A grande ameaçada é a lavoura de milho, que está em fase crítica de desenvolvimento (florescimento e enchimento de grão), e, em algumas regiões, pode registrar perdas totais.

Em áreas pontuais nos municípios de Victor Graeff, Ernestina e Tio Hugo, o prejuízo com a falta de chuva pode chegar a 50%. Nas fotos pode-se conferir a situação de uma lavoura de milho localizada na Localidade do Burro Preto, interior de Passo Fundo. Nesta situação, é perda total. Alguns produtores utilizam para fazer silagem, mas essa ração não é nutritiva porque não tem grão, só palha.

Previsão para o RS

• Atualmente, o índice de umidade do solo gaúcho é muito baixo na Metade Sul e no Centro no Estado, além de pontos na Metade Norte, como na região de Passo Fundo e Carazinho.

• A previsão para o verão 2013/2014 é de temperaturas acima da média, mas com períodos de marcas amenas, sem ocorrência de El Niño e La Niña (neutralidade).

• As pancadas de chuva devem retornar ao Rio Grande do Sul de forma muito localizada hoje e amanhã. No fim de semana e no começo da próxima, as pancadas atingem um maior número de localidades, mas a distribuição das precipitações segue irregular.

• Um risco para as lavouras será a ocorrência de granizo durante os temporais isolados previstos para os próximos dias.

• A chuva aumenta no mês de janeiro, especialmente na Metade Norte, onde as precipitações podem ficar acima da média, inclusive com volumes excessivos em alguns locais. 

• Na segunda metade do verão, entretanto, volta a se acentuar a irregularidade da chuva.

Facebook
Twitter
WhatsApp