Grupo Planalto de comunicação

Câmara articula novos convênios com o Centro Oncológico Infantojuvenil

Foto: Comunicação Digital/CMPF

Dando continuidade aos trabalhos da Embaixada da Luta Contra o Câncer da Câmara Municipal de Vereadores, o presidente, vereador Saul Spinelli (PSB), vem realizando uma série de reuniões com prefeituras e entidades que atuam na rede de proteção às pessoas com câncer, com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e tratamentos.

Nesta semana, Spinelli, que também é o Embaixador da Luta Contra o Câncer do Instituto Pietro, esteve no Município de Erechim, oportunidade que se reuniu com a Secretária de Saúde, Éclesan Palhão, com o Diretor Executivo da Fundação Hospitalar Santa Teresinha, Jackson Luis Arpini e demais membros da diretoria. O encontro também contou com a pesquisadora do Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Luziane Fabiani. O HSVP é o segundo maior Centro de Oncologia Infanto-Juvenil do Rio Grande do Sul e o maior do interior do Estado.

Spinelli e Luziane apresentaram um breve relato dos trabalhos realizados no Centro, número de pacientes em tratamento, que incluem três pacientes do Município de Erechim. A partir disso, propuseram uma parceria para um possível convênio visando o custeio dos exames dos pacientes de Erechim em tratamento de câncer no HSVP, que não são pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nosso projeto tem como objetivo uma parceria, para que as prefeituras que encaminham suas crianças e adolescentes com câncer para tratamento no HSVP, auxiliem com o pagamento de alguns exames que não são cobertos pelo SUS, mas que são extremamente importantes para avaliar o quadro e indicar o melhor tratamento, a intensidade da quimioterapia ou radioterapia”, explicou Spinelli.

A Secretária Éclesan enalteceu o trabalho realizado pelo Centro de Oncologia Infantojuvenil e se mostrou bastante receptiva a parceria. “É muito importante a atenção do Hospital São Vicente para a causa do câncer infantoinfantojuvenil e temos consciência do empenho da instituição e dos profissionais que tratam os pacientes pelo SUS, para conseguir viabilizar a realização dos exames necessários para garantir o melhor tratamento possível. Nesse sentido, vamos dar uma atenção especial para essa demanda, junto a Prefeitura de Erechim, esperando que se concretize uma parceria duradoura e resolutiva, tanto para o Município, quanto para os pacientes”, salientou.

Centro Oncológico Infantojuvenil

O Centro Oncológico Infantojuvenil é referência para uma população superior a 2 milhões de habitantes, de 226 municípios das regiões norte e missioneira. Nesse espaço, crianças e adolescentes são atendidas por uma equipe multidisciplinar, especializada em oncologia pediátrica, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e farmacêuticos. Em média, cerca de 20 pacientes são internados todos os dias e mais de 100 pacientes passam por atendimentos no local, semanalmente.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais