Três meses após retomar suas atividades, a Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul terá um estande oficial no Pavilhão Internacional da Expointer. A participação será realizada em parceria com o Consulado-Geral da Itália no RS, com foco na exposição de empresas e na atração de novos negócios. A confirmação ocorreu na sexta-feira (18), durante um jantar em Passo Fundo alusivo aos 150 anos da imigração italiana.
Essa será a primeira presença da entidade em uma grande feira desde sua reativação em maio. Sob a nova gestão do presidente Erasmo Battistella e dos vice-presidentes Gelson Castellan e Neco Argenta, a Câmara busca fortalecer laços comerciais entre o Rio Grande do Sul e a Itália, além de ampliar o número de associados e promover a internacionalização de marcas gaúchas.
“Sempre repito que nós precisamos pensar grande, como fizeram os nossos antepassados italianos. Com a Câmara de Comércio, o nosso objetivo é primordialmente gerar valor para os associados, e a Expointer é um dos espaços de maior visibilidade para prospecção e fechamento de negócios”, destacou Battistella, que também é presidente da Be8, empresa de bicombustíveis com sede em Passo Fundo.
Gelson Castellan enfatizou a importância do momento: “Neste ano em que celebramos o sesquicentenário da imigração, mais uma vez o Sistema Itália mostra sua força, organização e compromisso com o desenvolvimento econômico e social do nosso estado.”
Já Neco Argenta ressaltou o simbolismo da participação: “Estamos muito felizes com o retorno da Câmara de Comércio Italiana. Esse é um momento em que precisamos marcar presença e mostrar para o empresariado de que forma a Câmara pode auxiliar na interação comercial entre o RS e a Itália.”
O cônsul-geral Valerio Caruso também celebrou a parceria e reforçou o papel estratégico do setor econômico nas relações bilaterais. “A grande meta do Consulado-Geral é fortalecer cada vez mais os vínculos entre Itália e Rio Grande do Sul. E o setor econômico, representado pela Câmara de Comércio, é um dos pilares de maior importância neste cenário. Um espaço como esse que teremos na Expointer confirma o investimento e o esforço que todas as partes envolvidas estão fazendo para ampliarmos uma parceria que ainda pode entregar muito para todos”, afirmou.
O estande contará com cerca de 100 metros quadrados, com espaços que serão disponibilizados por meio de cotas. Segundo o diretor-executivo da Câmara, Filippo Mariani, a estrutura servirá como vitrine para a nova fase da entidade. “Durante a feira, a Câmara de Comércio será o guarda-chuva das empresas, que são as grandes protagonistas deste recomeço. Queremos usar a Expointer como um cartão de apresentação, dando o recado claro de que a Câmara voltou com muito entusiasmo e disposição para alavancar negócios entre o estado e a Europa”, concluiu.