O Legislativo de Passo Fundo aprovou emendas impositivas em 2023, destinando R$ 1 milhão para a instalação de novas câmeras de segurança na cidade. A ação resultou de uma colaboração entre a Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Secretaria Municipal de Segurança Pública, atendendo às demandas da comunidade, empresários e forças policiais.
Essa iniciativa segue uma articulação anterior que destinou R$ 1,5 milhão para o Projeto Guardião. Além disso, houve mobilização de líderes empresariais para garantir o investimento na inteligência policial.
O presidente do Legislativo, Saul Spinelli, destaca a importância desses investimentos para agilizar investigações e fortalecer a estrutura policial. Também ressalta o diálogo constante com a Brigada Militar e a Polícia Civil para reforçar o efetivo regional.
A Câmara de Vereadores está engajada na mobilização para a construção do novo presídio regional, aprovando a renovação da cedência da área municipal. O presidente enfatiza a necessidade da nova estrutura, que pode receber até 800 apenados, proporcionando melhores condições de trabalho e ressocialização. Um grupo de trabalho, com diversos órgãos, busca concretizar a construção do presídio em 2024, após 20 anos de espera.