O vereador Alberi Grando (MDB) defende a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a partir de uma central que atenda Passo Fundo e região. Essa possibilidade foi tratada com o atual presidente da casa legislativa, vereador Saul Spinelli (PSB), na manhã desta terça-feira, 30.
A demanda será uma das pautas prioritárias do Parlamento Municipal em 2024. A ideia é que Passo Fundo tenha uma central regional que atenda seu território e também os municípios vizinhos, assim como já acontece nos municípios de Bagé, Pelotas e Caxias do Sul.
Sobre isso, Grando afirmou: “É inadmissível que nosso Município, pela infraestrutura em saúde que oferece, ainda não tenha uma central regional do SAMU”, afirma Grando. Para viabilizar o serviço, é necessário que o Ministério da Saúde autorize uma viatura de suporte avançado. Junto com um médico e uma estrutura básica, isso permitiria a regulação do serviço em nível local. O profissional receberia as informações do chamado via telefone para liberar a ambulância.
Atualmente, as ligações feitas para o SAMU são atendidas pela Central Estadual de Regulação das Urgências e Emergências do RS, localizada em Porto Alegre. Essa intermediação dificulta o atendimento porque acarreta um aumento no tempo de espera pela chegada da ambulância.