Há cem anos, Passo Fundo não era muito mais do que uma pequena vila interiorana. A vista urbana desde os altos da região onde hoje é a Petrópolis era dominada por vias de chão batido, cruzadas por cavaleiros, casarões baixos e pequenos comércios familiares. Do mesmo ponto, o que se vê hoje são ruas largas, edifícios cada vez mais altos e grandes empresas, realidade estruturada ao longo das décadas por meio de diferentes iniciativas bem-sucedidas, resultado do trabalho de muitos, de investimentos feitos, e, também, do associativismo, representado por entidades de classe como é o caso da centenária Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), que congrega importantes setores da economia local, e que contabiliza 102 anos desde a fundação.
Para condecorar a entidade pelos mais de cem anos de atividades e relevantes serviços prestados em prol do associativismo, trabalhando pelo desenvolvimento de toda a sociedade, a Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo promoveu Sessão Solene na noite dessa quarta-feira (06), no Plenário Sete de Agosto. A iniciativa partiu da Mesa Diretora, sendo aprovada em Plenário por unanimidade.
O presidente da Câmara, Alberi Grando (MDB), ao comandar a Sessão, ressaltou a honra que significa para o Parlamento prestar o reconhecimento, pela relevância da entidade no município. “A Acisa tem um papel importantíssimo em todo o avanço que a nossa cidade vem apresentando ao longo das décadas, conquistando, assim, grande prestígio. Por isso, precisamos sempre enaltecer esse trabalho de sucesso. Parabéns a todos da Acisa pelo centenário!”, comentou.
A vereadora Janaína Portella (MDB), que sugeriu à Mesa a realização da Solene, ressaltou que o centenário da Acisa é um momento de reconhecer o trabalho de toda a coletividade de Passo Fundo no meio empresarial. “Devemos muito a pessoas empreendedoras, otimistas, que empenham-se no trabalho, no desenvolvimento de Passo Fundo. Sabemos o quanto é difícil para a pessoa que empreende e coloca a força de indústria, de conhecimento, de desenvolvimento tecnológico e fomenta a economia no município. E com isso nós verificamos que a Acisa congrega todos esses esforços, fazendo pela via do associativismo a grande geração de desenvolvimento e riquezas no município, o que traz emprego, renda e avanço em todas as áreas, na saúde, na educação, na tecnologia”, enalteceu, recordando que a entidade alcançou o centenário ainda em 2021, em meio a pandemia, o que inviabilizou comemorações na época. “Mas hoje, fechando quase 103 anos, o que ocorrerá em janeiro, há essa possibilidade de fazer com que a cidade tome conhecimento de que é uma entidade sólida que cada vez mais está avançando”.
O presidente da Acisa, Cássio Roberto Gonçalves, afirmou ser um momento de festa receber a homenagem, significando um reconhecimento a todos os setores englobados pela entidade. “São os cinco principais pilares econômicos de Passo Fundo, que é o comércio, o serviço, a indústria, o agronegócio e também o setor de tecnologia. A Acisa vem trabalhando ao longo desses 100 anos para fortalecer cada vez mais esses pilares econômicos. A gente tem que lembrar o que era Passo Fundo há 100 anos, para ver esse boom econômico que o município teve, sendo hoje a sexta maior economia do Estado. É muito pelo setor empresarial, que é quem produz, é quem gera emprego, é quem gera renda para as pessoas”, enfatizou. Ainda, fez referência à atuação de gestões anteriores e à próxima – que tomou posse na mesma noite em evento no Clube Comercial – liderada por Evandro Silva.
Foto: Comunicação Digital/CâmaraPF