A gestão do presidente da Câmara Municipal de Passo Fundo, vereador Luizinho Valendorf (PSDB), tem como uma de suas principais diretrizes a aproximação do Poder Legislativo da comunidade. Com esse objetivo, ele planeja a realização de sessões ordinárias fora da sede da Câmara ao longo do ano de 2026.
A proposta visa fortalecer o diálogo com a população, levando o parlamento até os bairros e ampliando o acesso dos cidadãos às atividades legislativas. Para organizar as ações, o presidente Luizinho Valendorf reuniu-se na manhã desta segunda-feira (05) com a diretoria da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF).
De acordo com o presidente do Legislativo, as sessões nos bairros não terão caráter festivo ou simbólico. “Serão sessões ordinárias, com pauta definida, discussão e votação de projetos, conforme ocorre normalmente na sede da Câmara. A iniciativa permitirá que a população acompanhe de perto o funcionamento do parlamento e apresente demandas, sugestões e críticas diretamente aos vereadores”, afirmou Valendorf.
Durante o encontro, o presidente da UAMPAF, José Rodrigo, e a vice-presidente, Maria de Lourdes Coelho (Pupe), mostraram-se receptivos à sugestão apresentada pelo presidente da Câmara e destacaram a importância da iniciativa para o fortalecimento da participação comunitária e do diálogo entre o Legislativo e as associações de moradores.
Luizinho possui histórico de atuação no movimento comunitário, tendo sido líder comunitário e presidente de associação de moradores, o que reforça seu compromisso com a participação popular e o fortalecimento da democracia local.











