Grupo Planalto de comunicação

Câmara de Vereadores presta homenagem à comunidade preta e parda de Passo Fundo Sessão Solene foi alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra

Foto: Câmara (divulgação)

Às vésperas do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Câmara de Vereadores realizou Sessão Solene em homenagem à comunidade preta e parda, representada pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Passo Fundo. A solenidade ocorreu no início da noite de segunda-feira (18) no Plenário Sete de Agosto.

O objetivo foi reconhecer e enaltecer a presença e a contribuição da população preta e parda à história, cultura e ao desenvolvimento no município, celebrando sua identidade e promovendo visibilidade à luta por igualdade e justiça social. A iniciativa foi proposta pelo vereador Indiomar Vieira dos Santos (Progressitas), e aprovada por unanimidade em Plenário.

O vereador Indiomar observou que a desigualdade racial persiste, com a população negra enfrentando maiores taxas de desemprego, violência e exclusão social. “Em Passo Fundo, onde 21% da população se autodeclara preta ou parda, é crucial a implementação de políticas públicas focadas em educação, empreendedorismo, saúde e cultura para promover inclusão e desenvolvimento igualitário”, disse o proponente na tribuna, ao defender o engajamento da comunidade e dos representantes locais na promoção de políticas que assegurem a dignidade e os direitos fundamentais para todos, “visando a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida com a eliminação das desigualdades raciais”.

O coordenador da Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial, Vitor Paulo Ribeiro Machado, enfatizou que o Brasil ainda é um país preconceituoso, e que a Sessão Solene serve, também, para estimular a reflexão sobre essa realidade. “Entendemos que existe hoje um preconceito e uma discriminação extremamente velada. A maioria da população brasileira é identificada como preta e parda, e mesmo assim nós estamos aí nas disputas por espaços de poder e por espaços de ocupação. Precisamos avançar muito na questão da legislação, em termos de educação, da geração de emprego e renda, em questões culturais específicas da comunidade brasileira, em termos do respeito”, disse ele, ao relacionar a situação atual a reflexos do sistema escravista que predominou por séculos no país.

Mencionou, ainda, que este é o primeiro feriado nacional da Consciência Negra, que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, reconhecido como um dos símbolos de resistência e da luta contra a escravização no contexto do Brasil colonial. “É um dia que simboliza a luta por igualdade, sendo propício para discutir questões relacionadas ao racismo estrutural e a discriminação. Esse debate pode estimular a formulação de políticas públicas de inclusão da população preta e parda em diversas esferas”, destacou.

A solenidade foi presidida pela vereadora Eva Valéria Lorenzato (PT), ao lado do vice-prefeito, João Pedro Nunes; e do coordenador da Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial, Vitor Paulo Ribeiro Machado, que formaram a Mesa Oficial. Também participaram o vereador Alberi Grando (MDB) e a vereadora Regina Costa dos Santos (PDT), além do proponente. “Liberdade, igualdade e inclusão é o que precisamos. A comunidade tem uma dívida muito grande com o povo negro”, defendeu a presidente da Sessão, vereadora Eva Valéria.

Para simbolizar e registrar a homenagem, o Poder Legislativo do Município de Passo Fundo entregou uma placa à Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial. “Esta placa não representa um trabalho individual, mas sim de muitas pessoas ao longo dos anos. Que sirva de incentivo para seguirmos com nossas ações”, finalizou Vitor Machado.

Facebook
Twitter
WhatsApp