A Casa Legislativa receberá durante o mês de junho a Exposição “UPF 55 anos: contribuindo com a comunidade”, em parceria com o Arquivo Histórico Regional.
O Hall de entrada do Poder Legislativo receberá os documentos e fotos que contam a história dos 55 anos de existência da Universidade de Passo Fundo que, no último dia 6, comemorou o seu aniversário de fundação. Para marcar a data e o envolvimento da instituição com toda a comunidade Passo-fundense, a Câmara Municipal abriu suas portas para receber a exposição como forma de homenagear a dedicação da entidade na promoção do ensino superior a toda a comunidade de Passo Fundo e da região.
Para o presidente do Legislativo, vereador Alberi Grando (MDB), “é com muito orgulho que acompanhamos os trabalhos da Universidade na formação dos cidadãos não só de Passo Fundo, mas de toda a região, que fizeram os seus estudos superiores nesta instituição. O desenvolvimento social provocado pela formação de cada indivíduo nesses 55 anos é que nos provoca a prestar essa singela homenagem, em parceria com o Arquivo Histórico Regional”, comentou.
As exposições em comemoração aos 55 anos da UPF foram divididas em quatro eixos para permitir um maior alcance junto à comunidade, o primeiro com o título: “UPF 55 anos: uma trajetória comunitária”, será apresentado junto ao Centro Administrativo da Universidade, a partir de 06 de junho; o segundo intitulado “UPF 55 anos: trajetórias de transformação”, será exposto no Espaço Sense do Centro de Convivência da UPF, a partir do dia 05 de junho; o terceiro será “UPF 55 anos: contribuindo com a comunidade”, este, disponível no Hall de entrada da Câmara Municipal de Vereadores, a partir do dia 07 de junho; e o quarto e último eixo será o “UPF 55 anos em acervos e memórias”, que a comunidade poderá visitar no prédio B4 – IHCEC no campus I, a partir de 06 de junho. Todas as exposições são gratuitas e abertas a toda a população.
Para a curadora de todas as exposições, Bruna Zardo Becker, responsável técnica pelo Arquivo Histórico Regional, “todas as quatro exposições foram pensadas para celebrar o aniversário de 55 anos da UPF e também como forma de celebrar o dia Internacional de Arquivos, que será comemorado no dia 09 de junho esses materiais partem de um ponto central da trajetória da UPF junto à comunidade Passo-fundense”, comentou. Bruna ainda falou sobre a importância da abertura de espaço junto ao Poder Legislativo para receber essas exposições como forma de fomentar a cultura local através do resgate histórico das instituições da cidade, “esse espaço é muito nobre e de muita visibilidade, e por isso também, de muita importância para a difusão de acervo e de preservação de memória, já que os primeiros decretos declarando a Universidade de Passo Fundo como de utilidade pública partiram do Poder Público Municipal, auxiliando na consolidação desta instituição de ensino superior que hoje mostramos aqui”, finalizou.
A exposição é promovida através de uma parceria do Poder Legislativo com o Instituto Histórico Regional, presidido por Djiovan Carvalho e pelo empenho do Arquivo Histórico Regional, administrado pela professora Gisele Zanotto, integrante do curso de Pós Graduação em História da Universidade de Passo Fundo.