Durante a Reunião Plenária Ordinária realizada na tarde desta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Passo Fundo elegeu o novo presidente que irá conduzir os trabalhos na Casa Legislativa no próximo período legislativo. Com 13 votos favoráveis, o vereador Saul Spinelli (PSB) foi escolhido para ocupar o cargo.
Conforme previsto no Regimento Interno, no final do ano passado, os parlamentares elegeram as Mesas Diretoras para os exercícios de 2023 e 2024. Na ocasião, a chapa liderada pelo então vereador Wilson Lill (PSB) foi eleita para a gestão de 2024. A votação extraordinária realizada nesta quarta-feira (16) ocorreu depois do cargo de Presidente ser declarado vago após a saída de Lill e o retorno de Spinelli.
Após a votação da Ordem do Dia, o presidente Alberi Grando abriu espaço para inscrição dos nomes. A disputa ocorreu com a inscrição de três candidaturas. Além do vereador Saul Spinelli (PSB), concorreram a vereadora Ada Munaretto (PL) que recebeu quatro votos e o vereador Indiomar dos Santos (Solidariedade) que recebeu dois votos. Com o resultado da eleição, Saul Spinelli une-se aos demais membros da chapa já previamente eleita. A Mesa Diretora que administrará a Casa Legislativa no próximo ano está composta da seguinte maneira:
– Presidente: Saul Spinelli (PSB)
– Vice-Presidente: Luizinho Valendorf (PSDB)
– 1º Secretário: Janaina Portella (MDB)
– 2º Secretário: Rafael Colussi (União Brasil)
– 3º Secretário: Leandro Rosso (Republicanos)
– 4º Secretário: Indiomar dos Santos (Solidariedade)
Saul Spinelli sucederá o vereador Alberi Grando (MDB) que atualmente preside o Parlamento no período legislativo de 2023.
Em seu espaço na Tribuna, Spinelli destacou o privilégio de presidir a Casa Legislativa pela segunda vez, agradecendo a todos os vereadores, “os que votaram e aos que não votaram também, porque o importante é a democracia, a liberdade de voto, a transparência e a discussão “, destacou. Spinelli presidiu a Câmara de Vereadores em 2020, último ano da 17ª Legislatura.
Sobre seus planos à frente da presidência em 2024, Spinelli salientou que deverá dar continuidade aos trabalhos em andamento, além de promover debates sobre alguns temas que considera importantes. “Pretendemos, primeiramente, seguir as ações encaminhadas pelo Dr. Alberi e pelos demais presidentes, mas também trazer para essa Casa Legislativa alguns debates necessários, entre eles, a consolidação da questão dos trevos, dos acessos e dos investimentos do Estado nessa área, os investimentos na questão do Presídio Regional, o plano municipal da primeira infância e o combate à violência sexual contra crianças, além das discussões para ampliar o apoio as instituições de segurança”, destacou, complementando que pretende atuar sempre junto ao Executivo e ao Judiciário, “porque só se faz e se constitui uma boa gestão com diálogo, com parceria e com respeito”, concluiu.
Foto: Comunicação Digital/CMPF