A Câmara dos Deputados, elegeu o deputado federal Eduardo Cunha, PMDB-RS, desafeto do governo federal para presidente a Casa. Ele surpreendeu fazendo 267 votos. O candidato governista Arlindo Chinaglia, PT-SP, fez apenas 136 votos. Não adiantou o Palácio do Planalto colocar sua tropa de choque em favor do candidato petista, tido com favorito até certo ponto das discussões. Júlio Delgado, PSB-MG, fez exatos 100 votos. Chico Alencar, PSOL-RS, somou 8.
Cunha, é um crítico da interferência da Presidente Dilma Roussef nas ações do governo federal. O governo federal teme que a eleição do opositor facilite a instalação de CPIs como a da Petrobras. O novo presidente foi radialista no Rio e é economista. Está no quarto mandato de deputado federal.
Nesse dia primeiro de janeiro de 2015, encerra um ciclo de 16 anos de representação de Passo Fundo, na Câmara Federal, pelo deputado Beto Albuquerque. Se elegeu a primeira vez em 1998 e depois venceu mais três eleições consecutivas para o respectivo cargo. No ano passado, estava decidido concorrer ao Senado, já em campanha, foi chamado para ser candidato a Vice-Presidente da República. Na virada do mês de agosto para setembro, Beto e Marina Silva estavam à frente de todas as pesquisas. A situação política de Beto era otimista para que ele fosse o primeiro Vice-Presidente da República gaúcho e passofundense, mas acabou em terceiro lugar. Passo Fundo, teve dois representantes na Câmara. No primeiro mandato de Beto, Airton Dipp também era deputado federal. Antes Passo Fundo, teve Fernando Machado Carrion e Éden Pedroso. Hoje, o município com 200 mil habitantes, sexta maior economia do RS, não tem nenhum dos 31 representantes gaúchos no Parlamento Federal.
Senado reelege Renan Calheiros
O senador do PMDB Renan Calheiros, de Alagoas, foi reeleito presidente do Senado Federal. Ele enfrentou o companheiro de partido Luiz Henrique Silveira, ex-governador de Santa Catarina, que fez 31 votos. Calheiros somou 49, teve o apoio do governo federal. O presidente reeleito foi apontado na operação Lava Jato, que apura o escândalo da Petrobras, como um dos beneficiários do esquema de corrupção.











