Grupo Planalto de comunicação

Câmara inicia tratativas para digitalização do arquivo do parlamento

Foto: Comunicação Digital // CMPF

A Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo deu início às tratativas para a digitalização do seu arquivo e para a criação de um memorial. O principal objetivo é garantir a conservação da história do Parlamento Municipal. Para isso, recentemente, o presidente do Legislativo, vereador Saul Spinelli (PSB), se reuniu com a arquivista e historiadora, Gizele Zanatta, e com a historiadora, Bruna Zardo Becker, ambas do Arquivo Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo (UPF).

“Nossos vereadores têm tido uma preocupação muito grande em conservar a história do Parlamento Municipal e, por isso, estamos conversando com profissionais técnicos, para cuidar do arquivo histórico, documentos, atas, leis aprovadas, de todas as décadas de funcionamento da Câmara”, explicou Spinelli. Reforçando a importância desse trabalho, Spinelli salientou que trata-se de “uma história que se confunde com o crescimento, fundação e desenvolvimento da cidade de Passo Fundo, uma história que está ligada, diretamente, à criação de escolas, de instituições, do funcionamento da cidade, assim como de leis propostas pela própria população”.

Endossando a fala do presidente da Câmara, Gizele Zanatta lembrou que os documentos históricos de uma gestão pública representam a história da própria comunidade. “Além da guarda, você tem todo um potencial de pesquisa, de compreensão e de formação de identidade local que está nesse material”, afirmou.

“Através desse trabalho, a Câmara de Vereadores, através de todos os seus parlamentares, vai valorizar, conservar e divulgar a história do nosso Parlamento e da cidade de Passo Fundo”, concluiu Spinelli.

Fonte: Comunicação Digital/CMPF

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais