Realizada no sábado (06) a campanha “Quadrante da Vida” reuniu crianças, jovens e adultos em frente ao Hospital da Cidade, em diversas atividades com foco na prevenção ao diabetes e a conscientização sobre a importância da qualidade de vida.
Ricardo de Lima trabalhava como segurança e a rotina de trabalho fez com que ele desenvolvesse hábitos alimentares inadequados. Há cerca de um ano, descobriu que tem diabetes, e desde então se preocupa com a alimentação “eu mudei minha alimentação, principalmente a janta, com alimentos mais leves.” Ele foi uma das pessoas atendidas durante o evento “A feira ajuda a prevenir problemas futuros. Se isso existisse há anos atrás, por exemplo, na minha idade de 15 anos, poderia prevenir alguns problemas.” explica
O Programa de Residência Multiprofissional, desenvolvido pelo Hospital da Cidade se uniu à campanha “Quadrante da Vida”, realizada pelo Leo Clube de Passo Fundo para a realização de ações que valorizam a orientação da população como aliada na prevenção de doenças “Este é um espaço onde todas as entidades estão fazendo a diferença, o paciente chega pra fazer exames e é encaminhado à educação física, fisioterapia e outras atividades” explica a enfermeira residente em cardiologia, Sandra Biasuz.
De acordo com um estudo divulgado pela Federação Internacional de Diabetes, o número de casos não diagnosticados da doença chega a 3,2 milhões de pessoas. Segundo a pesquisa, o Brasil tem mais de 11,6 milhões diabéticos, 8,7% da população de 20 a 79 anos.
Por não apresentar sintomas facilmente perceptíveis, os exames preventivos de rotina são aliados no combate ao diabetes, “alguns pacientes tem consciência dos hábitos alimentares inadequados, mas não tem entendimento sobre o quanto isso prejudica sua saúde e atrapalha o dia-a-dia deles. Nessas questões, entra o trabalho da Residência Multiprofissional que atua na conscientização sobre a importância da qualidade de vida”. lembra Sandra.
A campanha ‘Quadrante da Vida’ foi promovida pelo Hospital da Cidade, Leo Clube de Passo Fundo, Argos Emergências Médicas, com apoio da Força Voluntária da Defesa Civil Estadual.











