Olá, amigos internautas!
O Campeonato Municipal de Futebol de Campo em Passo Fundo já foi um palco fenomenal para revelação de grandes talentos para os clubes profissionais da cidade e também de outros centros. De outra parte, representou a oportunidade de os torcedores reverem no gramado atletas de carreiras brilhantes e que não conseguiam se afastar dos gramados. Com eles, os craques de fim de semana, proporcionando às torcidas grandes emoções.
Recordo com saudade dos tempos em que havia uma arquibancada no Estádio Delmar Sitoni e que estava sempre lotada. Havia uma disputa entre charangas, bandeiras e das próprias gargantas da plateia, incentivando as suas equipes. Lá dos anos 90 ainda vem a lembrança de Santana e Tupinambá, que eram campeões de presença de torcedores. Em um período mais recente se pode lembrar do Atlético, do bairro Victor Issler; do Boca Júnior, do loteamento São Bento; e Ipiranga, da vila Bom Jesus. Aqui alguns exemplos, mas, dependendo dos campeonatos, vinham outras agremiações de fortes torcidas também.
A Primeira Divisão precisa ser repensada. É ainda o principal campeonato da cidade e assim deve ser tratado, com carinho especial, até mesmo para efeitos de divulgação.
Houve um tempo em que a própria Rádio Planalto fazia a transmissão dos jogos, o que valorizava a participação das equipes, pela força da audiência da emissora e pela possibilidade de o Brasil inteiro conhecer a disputa. Esse tempo precisa voltar. Não pode demorar.
A Primeira Divisão é especial. Em outras oportunidades, iremos tratar da Segunda Divisão, que também tem fundamental importância, reunindo equipes em vários bairros da cidade.
Até a próxima. Sejam felizes, vocês merecem!