Na manhã desta segunda-feira, 3, o programa da Rádio Planalto AM, na Ordem do Dia trouxe uma denúncia do Clube dos Amigos e Protetores dos Animais de Passo Fundo (CAPA), de que 12 cavalos recolhidos por maus tratos pela Prefeitura estão sendo hospedados em currais de estrutura para porcos no bairro Professor Schissler.
Zulma Marques, presidente do Capa, relatou que “a secretaria do Meio Ambiente deixa a desejar neste quesito, realizando um serviço que deveria dar boas condições de recuperação aos animais. Não podemos compactuar que cavalos sejam cuidados em um local que era utilizado para porcos” contou.
Rubens Astolfi secretário adjunto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ressaltou o histórico das hospedarias e disse que “abrimos uma licitação para esse serviço de hospedagem, para animais em situação de maus tratos que são flagrados na cidade, em que, apenas um prestador de serviço se apresentou e com o dobro do valor do limite para o serviço. Diante disso e por questões legais, a licitação foi cancelada. Tivemos que refazer o contrato emergencial e hoje esse é um serviço que tem que ter continuidade”.
O antigo prestador de serviços alterou o valor de R$ 323 por animal para R$ 550 reais mensais, onerando o serviço. “Não podíamos tocar esse contrato e fomos orientados a fazer um novo orçamento. O atual prestador do serviço iniciou o trabalho em fevereiro, no último sábado. É uma instalação que não está sendo adaptada , o prestador deve seguir normas técnicas, o contrato deve seguir várias clausulas. Se o prestador de serviços não seguir as cláusulas o contrato poderá ser cancelado”, contou.
Foto Divulgação CAPA











