O programa Frente a Frente dessa terça-feira, 09, tratou dos casos de abusos sexuais de crianças e adolescentes em Passo Fundo.
A presidente do Centro de Estudos e Proteção à Criança e ao Adolescente (CEPIA), Laura Bordignon, diz que alguns cuidados devem ser observados, especialmente no comportamento das crianças e adolescentes que provavelmente sofrem algum tipo de abuso.
Ainda, conforme informações que dizem respeito aos atendimentos realizados pelo CEPIA, Passo Fundo teve investigados, em 2014, 184 registros de abuso sexual contra as crianças. As vítimas são meninas e meninos.
Eliane Chapuis, funcionária da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e coordenadora das casas de acolhimento do município, diz que os números chamam atenção. “As denúncias que recebemos na secretaria são, na maior parte, de casos de meninos que são abusados sexualmente. Temos hoje, em Passo Fundo, um número muito maior de meninos que são vítimas de violência sexual”.
Sobre o Cepia
O Centro de Estudos e Proteção à Criança e ao Adolescente é um departamento ligado à SAMI – Sociedade de Apoio à Maternidade e à Infância. Ele foi criado em maio de 2005, com o objetivo de identificar de casos de suspeita de violência doméstica, com ênfase na violência sexual.
O departamento é especializado para o estudo, a divulgação, a prevenção, a proteção e o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual e suas famílias, e é formado por um corpo técnico que abrange as áreas de serviço social e psicologia.
Denúncias
Denúnicias de casos de violência sexual devem ser feitas diretamente na SAMI, por meio dos contatos:
Sociedade de Auxílio à Maternidade e à Infância
Rua Morom, 2260 – Centro – 99.010-035 Passo Fundo – RS
Telefone: (54) 3312-2175
E-mail: comunicacao@samipf.org
Twitter: twitter.com/samicepia











