Os registros dos casos de dengue contraídos no Estado neste ano estão 80% menores em relação ao mesmo período em 2013. Foram 45 casos confirmados em 2014 ante 229 no ano passado. Apesar da redução, a recomendação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é de que a população continue atenta às medidas preventivas, mesmo agora no inverno, época de menor incidência da doença.
A queda nas temperaturas diminui a atividade do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Desde o início de maio, apenas um novo caso de dengue contraída no RS (autóctone) foi registrado. A partir disso, foram confirmados apenas casos importados, somando no ano 33 casos da doença contraída em outros Estados. No ano passado, não foram registrados novos casos autóctones a partir de julho.
Contudo, isso não representa que os cuidados para preveni-lo não devam ser permanentes durante o ano inteiro. A conscientização por parte da população sobre como evitar ou eliminar o mosquito nas casas é fundamental para manter as notificações baixas. Confira algumas dicas:
– mantenha a piscina tratada o ano inteiro;
– não acumule água nos pratos dos vasos de plantas. Encha-os com areia;
– mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
– guarde os pneus velhos sob abrigos;
– coloque embalagens de vidro, lata e plástico em uma lixeira bem fechada;
– limpe os bebedouros de animais com escovação;
– feche caixas d’água, tonéis e latões;
– guarde as garrafas vazias com gargalo para baixo.











