Grupo Planalto de comunicação

Catadores de lixo pedem mais atenção das autoridades

Conforme vamos nos aproximando do dia do trabalho, situações do dia a dia surgem com maior intensidade. Nem todos os trabalhadores brasileiros recebem a devida atenção e reconhecimento.

Um exemplo são os catadores de lixo que passam muitas horas pelas ruas da cidade procurando materiais recicláveis, ou que tenham condições de serem revendidos para outros fins. Juliano de Melo trabalha nesse ramo há mais de 10 anos e para ele as dificuldades que os catadores enfrentam, não são poucas. “Nós temos que caminhar puxando peso o dia todo e ainda tem gente que não gosta de nós. As vezes ficam nos pressionando nas ruas com os carros, querendo passar por cima. Ninguém pensa que estamos ali a trabalho. É isso que garante o pão na mesa da minha família”.

Além do descaso com que a sociedade em geral vê esses trabalhadores, o poder público também não ajuda ativamente. Arno Schimidt vive da coleta de materiais recicláveis há 15 anos e faz um apelo às autoridades. “Nós ajudamos diariamente a manter a cidade limpa contribuindo com a coleta de lixo, mas ninguém nos ajuda. Nós não temos apoio de ninguém, de maneira eficaz e que realmente contribua com o nosso trabalho. Nós precisamos de mais atenção do prefeito”, disse Arno.

Facebook
Twitter
WhatsApp