Grupo Planalto de comunicação

CDL Tech: empresários compartilham resultados

Vivenciar a inovação na prática, com momentos únicos e inspiradores, repletos de conhecimento, criatividade e conexão. Ao longo de um ano, foi isso que empresários do varejo de Passo Fundo vivenciaram no programa CDL Tech. A iniciativa é resultado de uma parceria inédita entre o UPF Parque Científico e Tecnológico e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com o objetivo de fomentar a inovação e a transformação no Norte do Estado. O encerramento das atividades do programa ocorreu na noite dessa quarta-feira, 26 de julho, momento em que os participantes celebraram e compartilharam os resultados deste trabalho.

O projeto buscou beneficiar uma área responsável por 81,59% da economia do município de Passo Fundo. Para isso, foram realizadas, ao longo dos últimos 12 meses, diferentes ações de formação e capacitação, além de fomento de novos empreendimentos. Com encontros mensais, os empresários também participaram de missões em empresas e feiras, para vivenciar variadas iniciativas de inovação. “A parceria da UPF e CDL aproximou a academia do setor empresarial, unindo teoria e prática, fomentando um ecossistema que valoriza a inovação como um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social da nossa região”, pontuou a diretora do UPF Parque, Teo Foresti Girardi

De acordo com Teo, ao iniciar o programa, as entidades tinham como objetivo promover a cultura de inovação e potencializar o desenvolvimento de ideias disruptivas em diferentes empresas dos setores de serviço e varejo. No entanto, ao longo das ações, foi possível testemunhar como a inovação pode ser um poderoso catalisador para o crescimento e aprimoramento dos negócios. “A troca de experiências entre vocês, participantes, foi inspiradora e demonstrou o potencial imenso que pode ser desencadeado quando nos unimos em prol de um mesmo propósito”, acrescentou.

Presidente da CDL, Fernando Bittencourt De Carli ressaltou o caráter inovador da cidade de Passo Fundo e o CDL Tech como uma das formas encontradas de levar essa provocação ao varejo e serviço, setores muito fortes da economia da cidade. “A CDL e o UPF Parque se uniram nesse desafio e, ao longo de um ano, motivaram os participantes a se questionarem e implementarem a cultura da inovação em seus negócios, visando proporcionar uma mudança no ecossistema empresarial de Passo Fundo e da região”, disse.

De Carli ainda compartilhou como o CDL Tech motivou a própria entidade a inovar. “Hoje, estamos presentes em diferentes espaços que discutem o tema da inovação no varejo, serviços, construção civil e no desenvolvimento da cidade, por exemplo. Promovemos formações e qualificação visando que nossos associados estejam conectados a esse mundo extremamente dinâmico em relação às tecnologias, mudanças de comportamento e necessidades do mercado no qual vivemos”, completou.

Expectativas superadas
Júlia Roque foi uma das empresárias que compartilhou sua experiência com o programa. Segundo a sócia da Roque Advogados, o escritório entrou no CDL Tech com uma ideia e acabou saindo com uma experiência completamente diferente do que havia imaginado, superando as expectativas. “Nós aprendemos a usar ferramentas que nós já colocamos em prática no escritório, nos nossos projetos, foi importante para o networking também, conhecemos várias empresas, vários empresários, fizemos novas relações. Então o CDL Tech foi fundamental para nós nesse último ano”, contou.

Presente no evento de encerramento, o prefeito Pedro Almeida frisou o quanto a iniciativa está conectada com os movimentos que a própria cidade de Passo Fundo tem feito no sentido da inovação e parabenizou os empresários que, assim como Júlia, aceitaram participar de um programa como esse. “Vocês estão olhando para um futuro que já começou, porque a partir do momento que vocês aceitam a inovação dentro do seu ambiente de trabalho e participam de um processo como esse, de um ano, vocês estão realmente dando um passo à frente nos negócios de vocês. Estamos muito felizes por esses passos que estamos dando juntos, enquanto comunidade para que Passo Fundo se torne uma grande referência de inovação, de educação e de desenvolvimento”, observou.
[foto=110833]

Fotos: Caroline Lima e Camila Guedes
Facebook
Twitter
WhatsApp