Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de mama é primeira causa de morte por câncer em mulheres. No Brasil, em 2014, são esperados quase 60 mil novos casos, o que mostra a grande necessidade de novos tratamentos cada vez mais eficazes no combate a essa doença.
O Centro de Pesquisa em Oncologia do Hospital da Cidade de Passo Fundo / CITO (Centro Integrado de Terapia Onco-Hematológica) participa de uma pesquisa clínica internacional conhecida como Bolero-6, que disponibiliza o uso de um novo tratamento em pacientes pós-menopausadas com câncer de mama localmente avançado, recorrente ou metastático. O tratamento baseia-se em terapias administradas diariamente por via oral. Esta nova medicação já foi avaliada em estudos prévios e se mostrou eficaz no tratamento do câncer de mama tanto que já está disponível comercialmente em países da Europa e nos Estados Unidos. Este estudo está sendo desenvolvido por solicitação do FDA (Órgão de Regulação dos Estados Unidos) e EMEA (Agência Europeia de Avaliação de Medicamentos) para avaliar se esta medicação é mais eficiente em monoterapia ou em conjunto com hormonioterapia.
Vários centros do mundo participam deste estudo que recentemente completou a fase de recrutamento, sendo que 302 pacientes foram incluídas. Em nosso país, Centros de Pesquisa do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e do Rio Grande do Sul estão envolvidos neste estudo e 24 paciente tiveram a oportunidade de participar, sendo que o Centro de Pesquisa CITO/HC foi o que mais recrutou pacientes no Brasil.
Para maiores informações sobre as pesquisa desenvolvidas no setor de oncologia do Hospital da Cidade entre em contato com as Coordenadoras de Pesquisa Clínica pelo telefone 2103-3490 ou 8135-6628.











