Grupo Planalto de comunicação

Centro de Simulação Realística da UPF recebe profissionais da saúde da região

Representantes de hospitais, clínicas, coordenadoria e secretarias de saúde conheceram o espaço, que oferta cursos com certificação internacional e treinamentos sob medida

E se fosse possível voltar no tempo, rever, repensar e aprimorar as condutas com pacientes? O Centro de Simulação Realística da Universidade de Passo Fundo (CSR/UPF) traz essa e muitas outras possibilidades aos estudantes e profissionais da área da saúde. Em 800m², o local simula ambientes hospitalares, ambulatoriais e consultórios, com equipamentos reais e manequins de alta fidelidade. Única na região, essa estrutura permite a aprendizagem ativa, é um local de prática para estudantes da área da saúde e para profissionais que buscam aprimorar habilidades.

Nesta semana, o CSR está recebendo representantes de hospitais, clínicas, coordenadoria e secretarias de saúde de toda a região. A ideia é que esses profissionais conheçam a estrutura e os cursos oferecidos, e que também possam utilizar o espaço para treinamentos criados sob medida para suas necessidades.

O primeiro grupo foi recebido, na manhã de quarta-feira, 03/05, pela reitora, Bernadete Dalmolin, pelo diretor da Escola de Medicina, José Basileu Reolão, pelo coordenador do CSR, Vinicius Dal Maso, e pela equipe do Centro. Em visita guiada, os profissionais passaram por toda a estrutura, acompanharam demonstrações e participaram de algumas experiências.

 

Espaço de aperfeiçoamento para estudantes e profissionais
Os desafios na área da saúde evoluem junto com a sociedade, por isso a atualização e o aperfeiçoamento de técnicas são demandas constantes. Nesse contexto, o CSR pode contribuir de forma objetiva e dinâmica. “Aqui, vocês encontram metodologias bastante realísticas. Nós conseguimos simular grande parte das situações e problemas atuais, e temos modelado muitos cursos que podem ajudar no dia a dia de trabalho”, destacou a reitora.

Por esses motivos, o CSR atua para estar mais presente na qualificação dos profissionais da região. “Hoje somos, na nossa grande região, o único centro de simulação realística com essas características. Temos uma certificação internacional, da American Heart Association, bastante relevante do ponto de vista da qualificação profissional, e os cursos que dela derivam vão ao encontro do que buscamos: que nossa região eleve seus padrões, seus patamares de saúde. Por isso, a ideia é abrir uma frente mais estruturada e constante de formação profissional continuada para todos os profissionais que quiserem”, explicou a professora Bernadete.

Situações simuladas, conhecimento real

Inaugurado em 2020, o CSR permite o aprendizado em uma metodologia ativa chamada de debriefing. Nesse método, uma situação é simulada em manequins de alta fidelidade, que têm sinais vitais, emitem sons e podem ser tratados com os mesmos equipamentos utilizados em pacientes reais. Intubação, ventilação mecânica, uso de desfibrilador, ultrassom e parto normal são algumas das possibilidades que o CSR oferece. Tudo isso é filmado, e em seguida, participantes e professores assistem e discutem as condutas. 

“Se enxergar, identificando os pontos positivos e negativos, facilita a retenção do conhecimento. É um método de aprendizagem ativa, então o aluno vivencia a experiência, e a chance de reter o conhecimento é muito maior do que no método tradicional”, destaca o coordenador do Centro, Vinícius Dal Maso. O professor lembra que o ambiente foi pensado não só para a graduação, mas também para trazer profissionais já formados para programas de educação continuada.

Integram essa estrutura 13 salas, entre consultórios, salas espelhadas de alta fidelidade, emergência, posto de enfermagem, salas de habilidades e espaços complementares.

 

“É muito bom saber que tudo isso está aqui tão próximo”

O administrador do Hospital de Caridade de Carazinho, Felipe Sohne, esteve entre os visitantes, e ficou surpreso com o que viu. “Não imaginava que tínhamos toda essa tecnologia disponível. É muito bom saber que tudo isso está aqui tão próximo, é uma das melhores estruturas que já pude conhecer na minha carreira na área da saúde, destacou.

A experiência também impressionou a enfermeira Carol Fasolin, supervisora do bloco cirúrgico e obstétrico do Hospital de Caridade Frei Clemente, de Soledade. “Foi uma experiência surreal, principalmente a parte da gineco/obstetrícia, que é a minha área de atuação. Esse contato com a prática de forma tão realista passa muito mais segurança para atuar no campo de trabalho”, considera.


Opções de treinamentos no CSR

Desde 2021, o Centro possui a certificação American Heart Association (AHA), e oferece cursos com este selo. A AHA é responsável pela publicação científica de Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), que é a base dos protocolos de salvamento utilizados por profissionais de saúde, empresas e hospitais nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Veja as possibilidades de cursos ofertados no CSR com certificação da AHA:

ACLS – Suporte Avançado de Vida Cardiovascular

BLS – Suporte Básico de Vida

PALS – Suporte Avançado de Vida Pediátrica
Salva-corações

PICC – Cateter Central de Inserção Periférica
VM – Ventilação Mecânica
DF – Desbridamento de Feridas
EPPE – Emergências Pediátricas para Profissionais de Enfermagem


Além desses cursos, é possível realizar treinamentos personalizados, sob medida para equipes com diferentes níveis de conhecimento e necessidades. Para saber mais, entre em contato pelo telefone / whatsapp 54 99942 6568.

Facebook
Twitter
WhatsApp