O Rio Grande do Sul segue encoberto por nuvens nesta sexta-feira, com chuva ou garoa na maior parte do Estado. A precipitação persiste nas áreas sob cheias do Noroeste e do Norte gaúcho, como Médio e Alto Uruguai, Alto Jacuí, Planalto Médio e Campos de Cima da Serra. Há alerta para a atuação de um ciclone no final de semana que pode trazer mais chuva forte e volumosa para a maior parte do RS.
Os temores de enchentes e deslizamentos de terra na Metade Norte gaúcha e em Santa Catarina se confirmaram e dezenas de comunidades terminam a semana flageladas por cheias de rios. Vários pontos do Noroeste e do Norte do Estado, e do Oeste catarinense tiveram chuva de 250 mm a 300 mm em apenas 72 horas. Os rios não suportaram tanta chuva e saíram do leito. A cheia do Uruguai no Médio e Alto Uruguai é uma das piores na história recente e pode rivalizar com a recorde de 1983, o que sugere um alto risco de enchente na Fronteira Oeste nos próximos dias.
Até o momento, a Defesa Civil Estadual já registra 29 municípios atingidos pela chuva forte. cidade de Iraí é a mais prejudicada e pode decretar situação de emergência. No município, 600 pessoas precisaram sair de causa por conta da cheia dos rios do Mel e do Guarita, afluentes do rio Uruguai. Entre os atingidos, 130 pessoas foram retiradas das residências pelo Corpo de Bombeiros e outras 470 estão desalojadas (procuraram abrigo na casa de amigos e parentes). Cruzaltense também cogita emitir o decreto. Barra do Guarita, Campo Novo e Tenente Portela também registraram problemas.
Cidades com problemas por causa da chuva
Cruzaltense
Barão do Cotegipe
Getúlio Vargas
Erechim
Erval Grande
Marcelino Ramos
Barra do Rio Azul
Maximiliano de Almeida
Ponte Preta
Nonoai
Viadutos
Caiçara
Campo novo
Tenente Portela
Jaboticaba
Palmitinho
Pinheirinho do Vale
Cristal do Sul
Cerro Grande
Iraí
Novo Tiradentes
Alpestre
Barra do Guarita
Vicente Dutra
Nova Candelária
Três de Maio
Novo Machado
Porto Mauá
Unistalda
Com informações do Correio do Povo/ MetSul Meteorologia











