Grupo Planalto de comunicação

Chuva volta a Passo Fundo no último dia do ano

Depois de intenso calor dos últimos dias, com temperatura superior a 30°C, a manhã do dia 31 de dezembro de 2013 foi marcada pela volta das chuvas na capital do Planalto Médio. 

Foi a oportunidade para voltar  a utilizar a tradicional proteção. O guarda-chuva sai do armário.

E as chuvas devem continuar no Rio Grande do Sul. O último dia de 2013 deve ser abafado e com pancadas de chuva devido à passagem de uma frente fria vinda da Argentina pelo Estado. O sol até aparece em algumas áreas do Estado, mas a nebulosidade aumentará e chove já no início do dia em alguns pontos. À tarde, as pancadas atingem maior número de cidades, com risco de chuva forte e de temporais isolados. 

À noite, na hora da virada, tempo seco na maioria dos municipios com chuva apenas isolada no Estado. Segue quente e abafado. Na quarta, predominará ainda a nebulosidade com aberturas de sol em algumas regiões, mas ocorrem pancadas de chuva, até localmente fortes, e temporais isolados. 

O ano de 2013 termina marcado como mais um de extremos. Tivemos eventos de chuva volumosa que levaram caos a diversas cidades e à Capital, a maior cheia do Sinos desde 1965 e um inverno rigoroso com abundante queda de neve, como não se via desde 1994. E 2014 também pode começar com extremos. 

A massa de ar quente e úmida, responsável pelo abafamento e temporais isolados com chuva forte a intensa e até granizo, mantém a possibilidade de fenômenos severos localizados como aguaceiros neste último dia do ano e no primeiro de 2014. 

Entre quinta e sexta-feira, um centro de baixa pressão derrubará a pressão atmosférica abaixo do valor crítico de 1000 hPa, e após pela passagem de frente fria na sexta, os dois dias são de alto risco de chuva intensa no Estado, com alagamentos e transtornos. 

Facebook
Twitter
WhatsApp