Grupo Planalto de comunicação

Chuvas fortes deixam comunidades isoladas na Argentina A tempestade atinge a zona norte da província, assim como a cidade de Buenos Aires e sua área metropolitana

Foto: Luis Robayo/AFP

A semana começou com mais de  7,5 mil pessoas que precisaram ser evacuadas de suas casas na Argentina. A ação ocorre na província de Buenos Aires por conta das inundações causadas por intensas chuvas na região.

A tempestade, que já dura três dias, atinge a zona norte da província, assim como a cidade de Buenos Aires e sua área metropolitana. Cerca de 15 milhões de habitantes do país se concentram nessa região.

O último boletim oficial, emitido no final da tarde de sábado (17), relatou mais de 3,1 mil pessoas “abrigadas em centros de evacuação”. Além disso, outras 4,4 mil vítimas precisaram ser resgatadas de lugares inundados, “ou se deslocaram voluntariamente de suas casas em diferentes municípios”.

O governador Axel Kicillof afirmou que o evento é “absolutamente extraordinário. Chama-se mudança climática”.

Três pessoas estão desaparecidas na localidade de Rojas, a 250 quilômetros a oeste da capital, devido ao temporal.

Ele lembrou os transbordamentos de 7 de março em Bahía Blanca, no sul da província, e alertou que “as chuvas estão inundando lugares onde isso nunca aconteceu”.

As inundações em Bahía Blanca, 600 quilômetros ao sul de Buenos Aires, deixaram 18 mortos e danos materiais de US$ 400 milhões.

Facebook
Twitter
WhatsApp