O tempo tem mudança no Rio Grande do Sul a partir deste sábado (2). Conforme o Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, um fluxo de calor e umidade oriundo do Norte do País, aliado à influência de uma área de baixa pressão e ao avanço de uma frente fria, favorece temporais acompanhados de queda de granizo, rajadas de vento, raios e chuva pontualmente forte.
A precipitação deve variar de 10 a 40 milímetros por dia, índice que pode atingir 60 mm na Região Central, parte do Sul e Costa Doce.
Já no domingo (3), o avanço da frente fria mantém o tempo instável em boa parte do mapa do Rio Grande do Sul, provocando chuva moderada a forte, com temporais, raios, granizo e rajadas de vento entre 50 e 90 km/h.
Os acumulados variam entre 10 e 30 mm/dia, inclusive no Norte do estado, na área de Passo Fundo. No Centro e parte dos Vales, os acumulados tendem a variar de 30 a 50 mm/dia, não estando descartados índices de 100 mm/dia em parte do Noroeste e Missões.
Para a segunda-feira (4) ainda são esperadas chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios em partes do Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e do Litoral Norte. Os acumulados variam de 10 a 30 mm/dia, podendo alcançar pontualmente 50 mm/dia no Norte e Nordeste. Nas demais regiões do Estado, o tempo deve ficar estável.