Grupo Planalto de comunicação

Cidade Educadora: estudantes de Passo Fundo irão à Suíça

Os cinco alunos que obtiverem os melhores desempenhos da Rede Municipal de Educação em 2023 serão nomeados Embaixadores para representar Passo Fundo em um intercâmbio cultural e de estudos na Suíça, um dos países com as melhores taxas de desenvolvimento humano a partir dos investimentos em ações educacionais.
“Em 2023, nossos cinco alunos embaixadores foram os primeiros, em toda a história da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), a apresentar ações de Cidade Educadora na sede da instituição, em Barcelona. Foi um momento singular para eles, mas, sobretudo, para o município de Passo Fundo que se fez representar internacionalmente em uma área tão essencial, como é a educação”, disse o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, na noite desta quarta-feira (02), ao confirmar a segunda edição da Missão Cidade Educadora e o destino de 2024. “No próximo ano, outros cinco alunos terão a oportunidade de fazer história na Suíça, um dos países com as melhores taxas de desenvolvimento humano e econômico a partir dos investimentos em ações educacionais”.
O anúncio do novo destino da Missão ocorreu durante a abertura oficial da programação do III Seminário Internacional Passo Fundo Cidade Educadora, cujos paineis e discussões ocorrem nesta quinta-feira (03), na Arena UPF Parque, e integram as festividades alusivas ao aniversário de 166 anos do município. Junto com o anúncio e o início das oficinas do Seminário, o prefeito e o secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, apresentaram um documentário produzido em maio de 2023, quando uma comitiva passo-fundense composta pelos cinco alunos do Ensino Fundamental que obtiveram os melhores desempenhos da Rede Municipal de Educação em 2022, seus professores e um familiar responsável, participou de um intercâmbio cultural e de estudos em Barcelona, na Espanha, sede internacional do programa de Cidades Educadoras.
No vídeo, os estudantes Mateus Felipe Bellini da Luz, Sabrina Schmitz dos Santos, Luane Freitas Ruas, Mei Lyn Chaves Choy e Esthefani Simões mostram os bastidores das conferências que participaram, os locais visitados em Barcelona, explicam os motivos de estarem representando Passo Fundo nestas ações e as curiosidades da primeira viagem internacional protagonizada por eles. Ainda, o documentário revela a opinião dos professores que acompanharam os estudantes e de seus familiares, expondo a rotina do intercâmbio e as experiências compartilhadas no exterior.
Após a exibição do vídeo, o prefeito e o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, entregaram o selo “Cidade Educadora” às empresas Be8 e RazãoInfo, que apoiaram e patrocinaram os kits de viagem utilizados pelos alunos, pais e professores que participaram da Missão Cidade Educadora. De acordo com o prefeito, este selo será incorporado a outras iniciativas promovidas pela Administração para valorizar e estimular que mais empresas e instituições se somem ao projeto para ampliar as iniciativas educacionais em todo o território local. “Pensar uma Cidade Educadora é refletir para além dos espaços das salas de aula. Todos os atores sociais são fundamentais neste processo”, afirmou Pedro.
Para o secretário de Educação, em 2024, a segunda edição da Missão Cidade Educadora terá um impacto bastante significativo tanto na rede de educação quanto na mobilização em torno dos temas que serão apresentados internacionalmente. “A viagem é apenas uma parte deste grande desafio que é a Missão Cidade Educadora. Nossos alunos passam por processos de avaliação e de rendimento, se dedicam para as provas e para cada etapa de seleção. Neste contexto, vão aprendendo mais sobre Passo Fundo e a importância do que estamos realizando. Por isso, acreditamos muito nesta troca de experiências e no que o nosso município pode oferecer como conhecimento para outros países”, ponderou Teixeira.
Também participaram do evento, vereadores, professores e lideranças comunitárias. A diretora da EMEF Professora Helena Salton, Desiré de Fátima Soares de Meira, foi uma das professoras que particoou da Missão Cidade Educadora: destino Barcelona e acredita que o projeto é transformador para a comunidade escolar. “O que nós aprendemos durante os dias de viagem ainda está rendendo conteúdos, impulsionando mudanças e conquistando o interesse de toda a nossa escola. Acredito muito neste projeto e no que ele representa”, comentou.
III Seminário Internacional
Aberto oficialmente após o anúncio do destino da Missão Cidade Educadora 2024, o III Seminário Internacional Passo Fundo Cidade Educadora terá sequência ao longo desta quinta-feira (03), com a apresentação e discussão de temas relativos aos projetos em execução no município, as experiências educacionais construídas em Passo Fundo e como o intercâmbio entre os países signatários da carta compromisso que estabelece o programa de Cidades Educadoras é positivo para desenvolver projetos que refletem em áreas como a segurança pública, a mobilidade urbana e a proteção do meio ambiente.

FOTO: KLEITON VASCONCELOS (PLANALTO NEWS)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais