A pequena cidade de Araçuaí, na região do Vale do Jequitinhonha, com pouco mais de 34 mil habitantes, registrou, no domingo (19), a maior temperatura máxima da história do Brasil, com 44,8ºC.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade mineira superou o recorde de 44,7ºC da cidade de Bom Jesus, no Piauí, registrado no dia 21 de novembro de 2005.
De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet, “essa é a maior temperatura máxima já registrada pelo Inmet no Brasil em 114 anos de história do Instituto”. “Esse calor excepcional de novembro se deve a uma grande massa de ar quente e seco que foi estabelecida no Brasil Central”, explica Azevedo. “A condição climática foi influenciada pelo fenômeno El Niño, que deixou as temperaturas bastante elevadas durante todo o mês de Novembro em Minas Gerais”, completa. Segundo o meteorologista, a previsão é de alívio e chuva nos próximos dias. “Já estamos com condição de instabilidade, proporcionada pela chegada de uma frente fria, em alguns pontos do estado”, conclui.
Em Passo Fundo e pontos vizinhos, no Rio Grande do Sul, deve registrar temperatura de cerca de 30ºC na terça-feira (21).
Foto: Prefeitura/Araçuaí-MG