O Hospital de Clínicas de Passo Fundo, através do Centro Regional de Cirurgia Robótica, apresentou à comunidade o sistema robótico da Vinci X em 2022, conquista que representa o pioneirismo da instituição para oferecer ainda mais resolutividade e qualidade na assistência em saúde.
O mês de março de 2023 marca o primeiro procedimento cirúrgico realizado com este equipamento na instituição. O da Vinci X atua em diversas especialidades, oferecendo mais segurança, precisão e agilidade para a equipe cirúrgica e para o paciente. Assim, além do procedimento de prostatectomia radical realizado nesta quarta-feira (08/03), também é possível a intervenção cirúrgica em sete especialidades, contemplando as áreas de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Torácica, Ginecologia e Urologia, englobando grande número de procedimentos dentro destes campos.
Sobre o equipamento
O da Vinci X é composto por três módulos, sendo eles: o console de controle, que é gerenciado pelo cirurgião, quatro braços robóticos e suporte de câmera de alta definição – controladas pelo cirurgião através do console – e também a torre de vídeo, onde é possível a visualização de imagens de alta definição disponível para toda a equipe cirúrgica que acompanha o procedimento. A tecnologia utilizada pelo sistema Intuitive da Vinci é elencada como a mais moderna para este segmento no mundo e, por sua estrutura, este é considerado um sistema cirúrgico robótico completo.
A precisão dos movimentos e sua capacidade minimamente invasiva são os grandes diferenciais das cirurgias robóticas, que otimizam o trabalho da equipe de cirurgia, reduzindo a ocorrência de complicações e melhorando o processo de recuperação do paciente.
O Sistema Robótico Da Vinci X faz parte do Centro Regional de Cirurgia Robótica HC e está instalado em um espaço diferenciado, com modernas estruturas de hotelaria, serviços e equipe pronta para experiência de um atendimento único.
Para iniciar a realização destes procedimentos, a equipe médica e multiprofissional envolvida realizou uma série de treinamentos específicos, que permitem a certificação para esta área. Além do corpo clínico do HCPF, o Centro Regional de Cirurgia Robótica também receberá profissionais de outras cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que encontraram na instituição estrutura e equipe assistencial qualificada para os procedimentos robóticos.